Período Joanino (1808-1821) - 8A

Last updated over 2 years ago
15 questions
Required
1
Complete corretamente o texto abaixo acerca do contexto histórico referente à transferência da corte para o Brasil.


A fim de arruinar a economia britânica o Imperador da França, __________, decretou o __________ a todas as nações da Europa em __________. Aliado da Inglaterra desde 1373, por meio da Aliança Luso-Britânica, àquela altura o Reino de Portugal era governado pelo Príncipe __________, regente em favor de sua mãe __________ desde o seu afastamento causado por graves manifestações de demência.

A ameaça de invasão francesa se concretizou a partir da formalização do __________, causando profunda indecisão política no Príncipe. O seu Conselho de Estado se encontrava dividido em __________ facções, lideradas por Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o Conde de Linhares, favorável ao alinhamento total à __________; e seu adversário ideológico, Dom Antônio de Araújo e Azevedo, o Conde da Barca, de posição inteiramente __________.

Secretamente na cidade de Sintra, Portugal e __________ assinam um acordo que garante a escolta, bem como a proteção de toda a corte no caso de sua imediata transferência para a colônia __________. Publicamente, porém, a fim de amansar os seus inimigos franceses, o Reino de Portugal declara o seu estado de hostilidade contra a __________.

Em fins de __________, com a eminente chegada das tropas napoleônicas lideradas pelo __________, o Príncipe Regente Dom João decide "passar com a rainha (...) e com toda a real família, para os estados da América, na __________, até à paz geral".
Required
0.5

Leia o texto abaixo.

Período Joanino

O Período Joanino foi a época da história do Brasil colonial iniciada com a vinda de dom João
VI e a corte portuguesa em 1808. [...]

A primeira grande medida tomada por dom João VI, assim que chegou ao Brasil, foi promover a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas”, o que na prática significava apenas a Inglaterra – grande aliado e parceiro econômico de Portugal. Com essa medida, Portugal colocava fim ao exclusivo colonial e dava permissão aos comerciantes e grandes proprietários brasileiros para comercializar seus produtos diretamente com os ingleses.

Dom João VI também revogou o decreto que proibia a instalação de manufaturas no país e incentivou a importação de matérias-primas utilizadas nessa produção. Além disso, o rei autorizou a construção de faculdades de medicina e de museus e bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro. Essas medidas possibilitaram um grande desenvolvimento intelectual na colônia. [...]
SILVA, Daniel Neves. Período Joanino. Mundo Educação, s.d. Disponível em <https://bit.ly/34eWrNR>. Acesso em: 25 maio 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

De acordo com esse texto, a partir das medidas adotadas por d. João VI, a colônia passou a organizar seu tempo com:

Required
0.5

A transferência da corte de Dom João para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:

Required
0.75

Selecione as dificuldades vivenciadas pela corte no contexto de sua transferência para o Brasil.

Required
0.5

Sobre a situação do Reino de Portugal após a partida da corte em 1807, é incorreto o que se afirma em:

Required
0.5

Assinale a alternativa correta acerca da abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808.

Required
1

Aponte o acordo correspondente às determinações listadas abaixo que foram assinadas pelo Príncipe Regente durante a sua estadia no Brasil.

  • Cessão do tráfico de escravizados.
  • Tarifa de 16% para os portugueses.
  • Tarifa de 15% para os ingleses.
  • Leis inglesas para criminosos ingleses.
  • Instalação de fábricas e manufaturas.
  • Tarifa de 24% para os demais.
  • Alvará de 1808.
  • Tratado de Comércio e Navegação.
  • Tratado de Aliança e Amizade.
Required
0.75

Indique as principais benfeitorias instaladas no Rio de Janeiro que são correspondentes ao período joanino.

Required
0.25

Leia o texto abaixo e assinale se a sua proposição é verdadeira ou falsa.


"Ao desembarcar no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808, Dom João e sua corte encontraram uma cidade completamente despreparada para receber tantos e tão ilustres moradores. Cerca de 15 mil portugueses, habituados ao conforto da Europa, de repente tornaram-se moradores do Rio de Janeiro e transformaram aquela cidade pequena, de apenas 60 mil habitantes, na capital de um Império que atravessava continentes. O desejo do Príncipe Regente de adaptar o clima tropical pujante aos costumes europeus, dando uma imagem civilizada à nova corte do império português, contrastava com a presença da escravidão pelas ruas."

Required
0.5

A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, quando o Brasil era sede da monarquia portuguesa, contribuiu decisivamente para:

Required
1

Categorize os artistas franceses da Escola de Belas Artes de acordo com as funções desempenhadas no Brasil.

  • Jean-Baptiste Debret.
  • Auguste Taunay.
  • Joachim Lebreton.
  • Grandjean de Montigny
  • Nicolas Taunay.
  • Pintura.
  • Chefe da expedição.
  • Arquitetura.
  • Escultura.
Required
0.5

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, que eclodiu no Recife em 6 de março, é correto afirmar que:

Required
0.75

Assinale as opções que contextualizem corretamente com os fatos da Revolução do Porto (1820).

Required
0.25

Leia o texto abaixo e assinale se é verdadeira ou falsa a proposição apresentada.


"A Revolução do Porto, 1820, teve um caráter liberal, limitando o poder real às leis. O andamento do processo de elaboração da Constituição exigiu o retorno do Rei à Lisboa, pois os revolucionários julgavam não haver razões para a permanência da corte no Rio de Janeiro. Depois de juradas as bases das Leis, Dom João VI regressou em 1821, deixando, porém, seu filho Dom Pedro como regente do Reino do Brasil, uma vez que em contraponto ao liberalismo defendido pelos Deputados, existia um caráter reacionário na Revolução do Porto com o intuito de devolver ao Brasil a sua antiga condição de mera colônia."

Required
1.25

Ordene de 1 a 10 os fatos que constroem o contexto histórico de permanência da família real portuguesa no Brasil entre 1808 e 1821.

  1. Elevação do Brasil a Reino Unido à Portugal.
  2. Revolução Pernambucana.
  3. Revolução Liberal do Porto.
  4. Bloqueio Continental.
  5. Transferência da Corte para o Brasil.
  6. Congresso de Viena.
  7. Tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade.
  8. Campanha da Guiana Francesa.
  9. Abertura dos Portos.
  10. Regresso de Dom João VI.