[...] Quem encabeçou a Independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi se tornando irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a Independência.
É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que
houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual
Uruguai). [...]
SILVA, Daniel Neves. 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil. Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/2M2wlSW>. Acesso em: 30 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Com base nesse texto, a Independência do Brasil é conhecida historicamente como um:
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
A regência de Dom Pedro era prontamente defendida pelo Partido Brasileiro. Seus membros, ligados à burguesia e à agricultura, buscavam:
Required
1 point
1
Question 3
3.
A regência de Dom Pedro (1821-1822) é marcada pelo confronto de três facções políticas. Indique as suas lideranças, as causas defendidas e os seus grupos de apoio.
Burocratas e burgueses portugueses.
Jorge de Avilez.
Independência com República.
Independência com Monarquia.
José Bonifácio.
Funcionários públicos.
Profissionais liberais.
Gonçalves Ledo.
Pacto Colonial.
Burgueses e elite brasileiras.
Partido Brasileiro.
Partido Português.
Partido Radical.
Required
0.75 points
0.75
Question 4
4.
Assinale as proposições que correspondam ao contexto histórico pertinente ao "Dia do Fico".
Required
1 point
1
Question 5
5.
Complete corretamente o texto a seguir acerca das conturbações políticas da Regência em 1822.
A ruptura política com Lisboa era questão de tempo. Depois de desobedecer a ordem de regresso emitida __________, no episódio que passou à história como __________, o Príncipe Regente reforçou a sua autoridade no Reino do Brasil. Dom Pedro contava, ainda, com o apoio de fortes lideranças dentro do Partido Brasileiro, principalmente de __________, que fora nomeado, ainda em janeiro, como __________. O Andrada, como era conhecido, seria peça fundamental nos acontecimentos que levariam à independência em __________ de 1822.
O Ministro do Reino entendia que a articulação a partir dos interesses das províncias era a única saída contra __________. A fim de convencer os poderes locais a apoiar a Regência diante das medidas recolonizadoras que vinham de Lisboa, já em março, __________ emprega viagem à __________, de lá saindo com a adesão dos __________ à causa brasileira.
A rebeldia contra a autoridade da Regência, porém, partiu de lideranças portuguesas na província __________ que se recusavam a admitir o __________, decreto que tornava válida as medidas __________, desde que confirmadas por Dom Pedro. Apenas a intervenção pessoal do Príncipe Regente acalmou a situação política na província.
Required
0.25 points
0.25
Question 6
6.
"A fim de acalmar os ânimos exaltados pela Revolta de Francisco Inácio e reaver o apoio incondicional dos paulistas à Regência, Dom Pedro decide, ele mesmo, intervir na política da província de São Paulo. Com a partida do Príncipe Regente, a Princesa Leopoldina assume naquele contexto a administração do Reino, protagonizando parte das ações decisivas para o processo que sela a definitiva separação política entre Portugal e o Brasil."
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto a seguir.
"[...] As cartas eram muitas: atos das Cortes, missivas de José Bonifácio, (...) da princesa Leopoldina. De posse do conteúdo das cartas, Dom Pedro comunicou à sua cansada comitiva que as Cortes pretendiam "massacrar" o Brasil. Leu em voz alta os documentos que determinavam o fim de seu ministério; a convocação de um novo conselho. A carta mais violenta era de Bonifácio: "Venha Vossa Alteza Real quanto antes e decida-se, porque irresoluções e medidas de água morna (...) para nada servem, e um momento perdido é uma desgraça". E junto com com as palavras de Bonifácio chegava o boato de que Dom Pedro fora deserdado em benefício do irmão Dom Miguel. Então fez-se o ato."
De acordo com este texto:
Required
0.5 points
0.5
Question 8
8.
Leia o texto abaixo.
[...] A declaração de independência foi recebida positivamente por muitos, mas não por todos.
As províncias do Pará, Bahia, Maranhão e da Cisplatina mantiveram-se fiéis a Portugal, e isso deu início ao que conhecemos hoje como Guerra de Independência do Brasil, composta por conflitos travados isoladamente em cada província e que se estenderam até 1823.
Todas as províncias foram conquistadas pelas tropas brasileiras, e d. Pedro garantiu o controle sobre todo o território brasileiro. Depois da derrota da resistência, Portugal aceitou negociar o reconhecimento da independência brasileira via mediação realizada pelos ingleses. [...]
SILVA, Daniel Neves. Independência do Brasil. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3t7D4TY>. Acesso em: 31 maio 2022.
Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Com base nesse texto, a organização política do Brasil, após a Independência, foi caracterizada pela:
Required
0.25 points
0.25
Question 9
9.
"[...] Diferentemente da América Espanhola que se fragmentou em dezenas de repúblicas, a Portuguesa manteve-se unida, formando um único império. A marca dessa unidade foi a monarquia sediada no Rio de Janeiro."
A partir da leitura do trecho e da analise da imagem acima, conclui-se que eles são:
Required
1 point
1
Question 10
10.
Complete corretamente o texto abaixo acerca da construção dos símbolos nacionais durante a Independência do Brasil.
A mitologia de um país também é feita a partir das suas nomenclaturas e símbolos. O __________, que perdurou na história nacional __________, foi assim denominado pela sua grande __________ e pela sua intensa __________.
A própria figura do __________, idealizada como aquele que está “acima das diferenças regionais”, compunha esse conjunto alegórico que durante o Império também se fez representar por uma bandeira verde-amarela bastante característica, onde a cor verde simboliza __________ e a sua família; enquanto a cor amarela carrega a representação __________, indicando que a independência é fruto de uma grande união dinástica.
A bandeira do Império, obra de __________, traz um retângulo verde encimado por um losango amarelo. Internamente, adornado por ramos de __________, há o brasão do Império com um círculo azul formado por dezenove __________ que indicam __________ durante o processo da independência. Ao centro do escudo, ainda, estão postas a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo exprimindo a herança __________ e cristã do país.
Required
0.5 points
0.5
Question 11
11.
O reconhecimento da independência brasileira por Portugal se deve principalmente:
Required
0.5 points
0.5
Question 12
12.
O reconhecimento português da independência brasileira permitiu que outros países europeus fossem no mesmo sentido. Sobre o reconhecimento inglês, é correto afirmar que:
Required
1 point
1
Question 13
13.
Encaixe as proposições abaixo de acordo com o conjunto de Leis a elas pertencentes.
Escravidão e latifúndio.
Divisão em quatro poderes.
Divisão em três poderes.
Predomínio parlamentar.
Predomínio monárquico.
Religião oficial.
Estrangeiros são inelegíveis.
Voto Censitário.
Projeto de 1823.
Constituição de 1824.
Required
0.5 points
0.5
Question 14
14.
Sobre a Confederação do Equador (1824) é correto afirmar que:
Required
0.5 points
0.5
Question 15
15.
A Guerra da Cisplatina (1825-1828) marcou a política externa brasileira no momento inicial do Período Imperial. Acerca do conflito, é incorreto afirmar que a Cisplatina:
Required
0.75 points
0.75
Question 16
16.
A abdicação de Dom Pedro I (1831) é decorrente da perca de apoio político ao seu governo. Aponte os itens que fragilizam o Primeiro Reinado.