Ditadura Militar (1964-1985) - 9A

Last updated over 2 years ago
18 questions
Required
0.5

A justificativa para o Golpe de Estado de 31 de março de 1964 baseava-se:

Required
0.5

Leia o texto abaixo.


“[...] Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.”

Esse manifesto revela que os militares:

Required
1

A Ditadura Militar vigente no Brasil entre 1964 e 1985 foi marcada pelos Atos Institucionais. Relacione as determinações abaixo com os seus documentos correspondentes.

  • Outorga da Constituição.
  • Eleições indiretas.
  • Suspensão das garantias constitucionais.
  • Cassava mandatos.
  • As leis são livremente alteradas.
  • Revogava Direitos Políticos.
  • Bipartidarismo.
  • Governo Castelo Branco.
  • Governadores indicados.
  • Governo Costa e Silva.
  • AI-1
  • AI-2
  • AI-3
  • AI-4
  • AI-5
Required
0.5

Observe a imagem abaixo.


A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela:

Required
0.5

Sobre o período presidencial de Castelo Branco, analise as afirmativas abaixo.


I - O Congresso Nacional foi convocado para a promulgação de nova Constituição, elaborada pelo Poder Executivo.
II - Foi criado o bipartidarismo, sistema em que apenas dois partidos foram autorizados a funcionar oficialmente, o MDB e a ARENA.
III - Houve forte contestação popular, culminando com a passeata dos “Cem Mil”, promovida pelos estudantes no Rio de Janeiro.
IV - Foi criado o Serviço Nacional de Informações (SNI) que funcionaria como uma polícia política.

Assinale, desde que:

Required
1
Complete corretamente o texto abaixo referente ao Governo do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.


O Marechal Castelo Branco foi eleito Presidente do Brasil de maneira __________ pelo __________ ainda em __________. No seu governo a caça aos __________, acusados de atividades antipatrióticas, toma forma com o __________, órgão responsável principalmente pela __________ dos suspeitos; e com a Lei de Segurança Nacional, criada justamente para puni-los.

A normalidade jurídica brasileira é restringida com a decretação dos __________ 2, 3 e 4. Nestes, o __________ é oficializado no país com a existência exclusiva do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e da Aliança Renovadora Nacional (ARENA); passam a vigorar apenas eleições __________ em todo o território nacional; e, por fim, a Lei de __________ de 1967 impôs censura prévia a todos os meios de comunicação.
Required
0.5

Nos idos de 1967, o general Costa e Silva assume o poder. Apesar da tensão política presente naquele momento, uma Frente Ampla é constituída e se apresenta como um órgão:

Required
0.5

O pretexto para a implantação do Ato Institucional número 5, a 13 de dezembro de 1968, pelo governo Costa e Silva, foi:

Required
0.25

Leia a assertiva abaixo acerca do Governo de Artur da Costa e Silva e assinale-a como verdadeira ou falsa.

"[...] Apontado como Presidente em 1967, Costa e Silva teve o civil Pedro Aleixo como vice, o qual assume a cadeira presidencial em 1969, após o titular sofrer um derrame. Vendo os militares fora do poder, o Comando do Exército aplica um golpe de Estado, colocando Emílio Médici na Presidência da República."

Required
0.5

Leia o texto abaixo.



"Os anos 70, que se iniciaram em 1969, foram terríveis. Todo mundo parecia apoiar a ditadura. Os brasileiros começaram a década torcendo pelo Brasil na Copa, '90 milhões em ação', unidos em torno da excelente seleção, que levou o tricampeonato. A vitória deu grande prestígio a Emílio Garrastazu Médici, o militar de plantão no governo. O plano econômico, apelidado de 'milagre brasileiro', além de enriquecer ainda mais a burguesia, propiciou a expansão da classe média e elevou os padrões de consumo de muitas famílias: eletrodomésticos, um carro, o segundo carro, financiamentos da casa própria pelo Banco Nacional da Habitação, o BNH. Mas, principalmente, o começo dos anos 70 marca o início da era da televisão no Brasil."

O texto faz um balanço da década de 1970 no Brasil e destaca, entre outros aspectos:

Required
0.5

A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970:

Required
0.75

Selecione os fatos que condizem com contexto histórico referente ao governo de Garrastazu Médici durante a Ditadura Militar no Brasil.

Required
0.5

Sobre o processo de abertura política, iniciado no governo do general Ernesto Geisel (1974-1979), analise as afirmativas abaixo.


I – O processo de abertura política foi marcado por avanços e recuos, sendo o chamado Pacote de Abril um conjunto de medidas que representou um “passo atrás” na liberalização do regime;
II – A liberalização do regime militar ocorreu na prática de forma tranquila, sem que o governo enfrentasse a oposição de grupos que fossem contrários ao projeto de abertura política “lenta, gradual e segura”;
III – O Congresso aprovou o fim do AI-5, o fim da censura prévia e o restabelecimento do habeas corpus para crimes políticos, consolidando-se, deste modo, a liberalização do regime;
IV – Ao longo do governo Geisel, os grupos de oposição voltaram a se mobilizar, destacando-se o movimento estudantil e o movimento operário, com a greve de São Bernardo.

Assinale, caso:

Required
0.5

O chamado “pacote de abril”, conjunto de medidas promulgadas pelo presidente Ernesto Geisel em 1977, representou:

Required
0.75

Indique os fatos que são contextuais ao período em que Ernesto Geisel foi Presidente da República.

Required
0.5

Em 1979 foi sancionada pelo general João Baptista Figueiredo a chamada “Lei da Anistia”. Medida importante no processo de abertura política, tal anistia foi:

Required
0.5

Assinale a alternativa correta acerca do movimento das "Diretas Já!".

Required
0.25

"[...] A Emenda Dante de Oliveira, que estabelecia eleições diretas para Presidente é derrotada no Congresso. Apenas em 1989 o brasileiro reconquista este direito."