Segundo Reinado: Declínio (1870-1889) - 8A

Last updated over 2 years ago
18 questions
Required
1

Identifique os itens dispostos abaixo dentro das versões históricas existentes sobre a Guerra do Paraguai.

  • Interesse econômico inglês.
  • Hegemonia na Bacia do Prata.
  • López "herói".
  • Brasil "heroico".
  • Brasil "infame".
  • Legítima defesa brasileira.
  • López "caudilho".
  • López "vilão".
  • Brasil "influente".
  • Agressão voluntária imperialista.
  • Formação territorial sul-americana.
  • Expansionismo paraguaio.
  • Versão Tradicional
  • Versão Revisionista
  • Visão Moderna
Required
0.5

Leia o texto abaixo.


[...] A Guerra do Paraguai é assunto que sempre causou fortes divergências entre os historiadores. No entanto, estudos realizados a partir da década de 1990 levaram ao surgimento de uma nova interpretação sobre as causas do conflito. [...] As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de Francisco Solano López como ditador do Paraguai, em 1862. [...]
SILVA, Daniel Neves. Guerra do Paraguai. História do Mundo, s.d. Disponível em: <https://bityli.com/jqkNz>. Acesso em: 3 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a participação do Brasil na Guerra do Paraguai foi motivada pela:

Required
0.5

Leia o texto e observe a imagem abaixo.

"[...] A Guerra do Paraguai foi resultado direto do processo de formação das nações da bacia platina (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e dos choques de interesses em questões políticas e econômicas desses países envolvidos. As tensões que levaram ao efetivo início desse conflito concentraram-se na Guerra Civil Uruguaia. [...][...] As causas do conflito podem ser resumidas nas disputas territoriais entre essas nações, em questões econômicas que envolviam a navegação dos rios da bacia platina e, principalmente, em questões políticas relativas à Guerra Civil Uruguaia. Todos esses fatores, a partir de 1862, criaram um quadro de tensão que levou o Paraguai a iniciar a guerra em dezembro de 1864. [...]"
SILVA, Daniel Neves. Guerra do Paraguai. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3uxPTWQ>. Acesso em: 25 fev. 2021. Fragmento.


Com base nesse texto e nessa imagem, a Guerra do Paraguai foi motivada:

Required
0.75

Selecione os itens abaixo correspondentes ao início das operações de batalha na Guerra do Paraguai.

Required
0.25

Leia o texto abaixo e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.

"[...] Após fracasso em Curupaiti (1866), o comando das tropas é assumido pelo Marquês de Caxias. Sob a sua liderança os aliados conseguem a ocupação da capital paraguaia, Assunção, em 1869, depois de profundos esforços que envolveram o treinamento, o reequipamento e à disciplina dos soldados, além de estratégias militares bem sucedidas, como a observação por balões e o controle epidêmico.

A direção das tropas, porém, seria novamente trocada. Considerando a tomada da capital inimiga como uma marca para o final da guerra e alegando questões de saúde, Caxias deixa o comando da Tríplice Aliança sendo substituído por Gastão de Orleans, o Conde d'Eu, genro do Imperador do Brasil, Dom Pedro II. Encarregado da missão de capturar, vivo ou morto, o ditador paraguaio Solano López, o Príncipe Consorte brasileiro emenda uma série de batalhas decisivas contra os paraguaios no mês de dezembro de 1869 até, finalmente, matarem López na Batalha de Cerro Corá em primeiro de março de 1870."

Required
0.5

Leia o texto abaixo.

[...] O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata. Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões [...] nacionais. [...]
NEVES, Daniel. Guerra do Paraguai. In: Brasil Escola. Disponível em: <https://goo.gl/n2Mpaa>. Acesso em: 27 out. 2017. Fragmento.

Esse texto relata que, após a Guerra do Paraguai:

Required
0.25

Leia o trecho a seguir e assinale se o mesmo é verdadeiro ou falso.


"[...] O governo de Dom Pedro II era, até a Proclamação da República em 1889, sustentado por quatro pilares. O exército, a marinha, a igreja católica e os fazendeiros; os quais, um a um, foram rompendo com o Império."

Required
1
Complete corretamente o texto a seguir acerca do chamado "Fastígio" de Dom Pedro II no governo brasileiro.


A partir de 1870 é possível notar que os protocolos pertencentes à monarquia se tornavam cada vez mais distantes __________. Nitidamente cansado, sobretudo após os desgastes provocados __________, o soberano brasileiro planejava uma licença dos assuntos do governo imperial a fim de conhecer pessoalmente os lugares dos quais ele apenas possuía referências pelos seus livros, como __________, alguns países do continente europeu e a cidade de Jerusalém.

Para sair do Brasil, porém, o Imperador necessitava de uma autorização especial __________. Quando a família imperial foi informada do falecimento __________ em Viena, na Áustria, em 1871, Dom Pedro II teve a sua viagem concedida e a sua comitiva permaneceu no exterior até __________, regressando ao país após estendido período. Os detalhes dos itinerários percorridos pelo monarca foram rigorosamente descritos __________, que atualmente são considerados __________ pela UNESCO.

Enquanto Dom Pedro II e a sua comitiva percorriam uma parte do mundo, o governo brasileiro foi chefiado pela sua filha mais velha, __________, que estava sendo preparada para um eventual __________ em sucessão a seu pai; e, ao tomar responsabilidades na condução do governo brasileiro quando assumiu __________, o gabinete ministerial aprovou medidas que indicavam o fim __________.
Required
0.5

Leia o texto a seguir.


"[...] O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país."
GOMES, L. 1889. São Paulo: Globo, 2013 (adaptado).

O movimento social citado teve a sua principal propagação por meio:

Required
1

Ao longo do século XIX a escravidão, um dos pilares que sustentava a monarquia brasileira, foi dissolvida. Indique as leis abolicionistas de acordo com o seu tema.

  • A lei não determinou garantias aos escravizados, apenas a liberdade.
  • A liberdade efetiva se daria após o aniversário de 21 anos.
  • Tornava livre os escravizados que completassem 60 anos de idade.
  • Proibiu o tráfico transatlântico de escravizados para o Brasil.
  • Estimulou o tráfico interprovincial de escravizados.
  • Extinguiu a escravidão em todo o Império a partir daquela data.
  • O escravizado pagaria um pedágio de cinco anos ao senhor.
  • Tornava livre as crianças nascidas escravizadas a partir daquela data.
  • Lei Eusébio de Queirós (1850)
  • Lei do Ventre Livre (1871)
  • Lei dos Sexagenários (1885)
  • Lei Áurea (1888)
Required
0.5

Leia o texto abaixo.


"[...] Em 3 de dezembro de 1870, foi publicado o jornal 'A República', que trazia estampado o “Manifesto republicano brasileiro”, o mesmo que daria base para a fundação de um novo partido em 17 de janeiro de 1872. Formado inicialmente por profissionais liberais ligados a setores urbanos, nomeadamente paulistas, o Partido Republicano organizou seu primeiro congresso em julho de 1873, quando foi reforçado por novos adeptos de fôlego: fazendeiros paulistas que, descontentes com o que consideravam ser uma política intervencionista do Estado, passaram a engrossar as fileiras da oposição à monarquia."
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 301.

O trecho anterior demonstra o distanciamento dos cafeicultores paulistas em relação à monarquia. A insatisfação dos monarquistas com a “política intervencionista” evidencia:

Required
0.5

A “Questão Religiosa” teve como causa principal:

Required
0.25

Leia o texto abaixo e pontue se o conteúdo é verdadeiro ou falso.

"[...] Em 1877, quando chegou o dia 19 de março e nenhuma gota de água caiu do céu, os sertanejos anteviram a desgraça. Esse é o Dia de São José, padroeiro do Ceará e das chuvas. Até hoje, quando não chove nessa data, eles já sabem que terão pela frente um ano inteiro de seca.

Naquele dia, porém, os sertanejos do Império não podiam imaginar que a estiagem que apenas começava seria tão violenta e prolongada e provocaria, em termos relativos, a maior catástrofe da história do Brasil.

A chamada Grande Seca se arrastou por três anos e provocou cerca de 400 mil mortes em oito províncias, tanto por sede e fome, quanto por doenças. O número representa 5% da população do Império que, na época, rondava os 10 milhões de habitantes.

Nenhuma outra calamidade matou uma parcela tão grande da população do país. Como comparação, a pandemia de Covid-19 tirou a vida de 0,3% da população até 2022. Dos 213 milhões de brasileiros, 600 mil morreram em razão do coronavírus. Proporcionalmente, a Grande Seca foi 17 vezes mais mortífera que a pandemia."
Fonte: Agência Senado

Required
0.5

O descontentamento do Exército, que culminou na Questão Militar ao final do Império, pode ser atribuído:

Required
0.75

Selecione os fatos pertinentes ao contexto histórico ligado ao Golpe de 15 de novembro de 1889.

Required
0.5

Leia o texto a seguir.


“[...] Quando, na madrugada do dia 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs o ministério liberal do Visconde de Ouro Preto ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ela passassem os republicanos evolucionistas carregando um novo rei: o café de São Paulo.”

O texto sugere que as duas forças sociais mais atuantes no processo que resultou na Proclamação da República foram:

Required
0.5

A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse uma nova Constituição que foi aprovada em 1891. Sobre o texto, podemos afirmar que:

Required
0.25

Analise o texto a seguir acerca das consequências do Golpe de 15 de novembro de 1889 para a família e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.


"[...] No dia 16 de novembro de 1889, o Major Sólon Ribeiro entregou a Dom Pedro II uma comunicação, o cientificando da proclamação da República e ordenando sua partida para a Europa, a fim de evitar conturbações políticas. No mesmo dia, via decreto, o governo de Deodoro concedia à família imperial a quantia de cinco mil contos de réis, para prover que o ex-imperador se instalasse no estrangeiro. Dom Pedro II, no entanto, rejeitou os cinco mil contos de réis, o que contrariou o governo republicano, que baniu o ex-monarca e toda a sua família do território brasileiro, proibindo que o Imperador e a sua descendência possuíssem imóveis no Brasil. Deodoro também estabeleceu o prazo de dois anos para que os bens pertencentes aos Bragança fossem liquidados, extinguindo todas as rendas de Dom Pedro II e da família imperial."