Aponte como verdadeiro ou falso o teor do texto que é disposto a seguir.
"[...] Na Primeira República, uma grande parcela da população brasileira vivia na mais extrema miséria, ou seja, convivia com os baixos salários, sem terras, devido à concentração fundiária, e explorada pelos tenentistas. Uma forma de reação era a organização da população por meio de movimentos sociais, todos eles com caráter militar. Os movimentos de contestação na Primeira República foram responsáveis pelo Golpe Militar que depôs Getúlio Vargas do poder em 1929."
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
Leia o texto a seguir.
"[...] São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas. Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população."
PINTO, Tales. A sociedade durante a República Velha. Brasil Escola, s.d.
De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da República Velha representou a:
Required
1 point
1
Question 3
3.
Complete o texto a seguir acerca das contestações que envolvem a República Velha no Brasil.
As contestações na República Velha procuraram a afirmação de grupos sociais distantes do poder. Estas agitações se dividem __________.
__________ foi um movimento de caráter religioso com forte presença na Bahia e no sul do Brasil, sendo duramente combatido pelo Exército. Suas lideranças foram __________, na Guerra de Canudos; e, __________, o monge José Maria.
O cangaço reuniu grupos nômades armados, chamados __________, que praticavam roubos e estabeleciam um “Estado paralelo” no nordeste brasileiro. Apesar de ter as suas origens remontadas ao início do século XIX, foi no período republicano, já sob a liderança de Virgulino Ferreira da Silva, __________, que o movimento ganhou relevância nacional.
As tentativas de modernizar a Capital Federal se converteram em amplos programas de urbanização e de controle sanitário. Visando conter __________ e acabar com as moradias precárias no centro do Rio de Janeiro, estas reformas progressistas contrastaram com a ampla violência para cumprir os objetivos, desencadeando __________.
Completando as chamadas revoltas urbanas, __________, de 1910, pôs fim aos abusos físicos cometidos dentro da Marinha brasileira contra os marujos; e, ainda nas cidades, o movimento operário protestava contra as péssimas condições de trabalho nas fábricas por meio __________, como a que ocorreu em São Paulo, no ano de 1917, influenciada pelos imigrantes, os quais trouxeram consigo as ideias que já circulavam na Europa.
O movimento __________ expressava o descontentamento dos núcleos urbanos com as oligarquias donas do poder até então, uma vez que a Política dos Governadores ainda mantinha os privilégios das elites rurais, as quais controlavam todo o mecanismo político do país. Desafiando o coronelismo típico da República Velha, eclodiram __________.
As expedições de Cândido Rondon pela Amazônia visavam estabelecer postos de comunicação desta região do país com a Capital Federal. O seu contato com povos originários ainda isolados deu origem à política indigenista na Primeira República, levando à criação __________ em 1910, um embrião da FUNAI.
O modernismo foi uma tendência artística que pregava __________, sendo colocada em pauta no Brasil durante a década de 1920. O seu auge se deu com a realização __________, ocorrida em São Paulo em 1922, por meio de festivais, recitais e exposições no Teatro Municipal.
Mesmo deflagradas, as revoltas da República Velha mostram que o alto escalão do poder não é inatingível. Contudo, apenas em 1929 __________ serão retiradas diretamente do poder como consequência da Quebra da Bolsa de Nova Iorque.
Required
0.5 points
0.5
Question 4
4.
Leia o texto a seguir.
"[...] Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regularmente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho. Por cima, nos arbustos marginais mais altos, dependuraram os restos de fardas, calças e dólmãs multicores, selins, cinturões, quepes de listras rubras, capotes, mantas, cantis e mochilas."
CUNHA, Euclides. Os sertões. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 255.
A respeito do movimento social a que se refere o trecho dado, é incorreta uma das afirmações abaixo. Assinale-a.
Required
0.5 points
0.5
Question 5
5.
Sobre a Guerra do Contestado, travada entre 1912 e 1916, considere as afirmações a seguir.
I. Teve origem em uma região de litígio territorial entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
II. O movimento promoveu a ocupação de terras e lutou contra o apoio do governo republicano às madeireiras e às companhias de colonização.
III. Com base em um discurso messiânico, líderes do movimento estimularam a criação de “vilas santas” que deveriam ser regidas segundo as “leis de Deus”.
IV. A “Guerra do Contestado” chegou ao fim por meio de um acordo entre os governos federais e estaduais e as lideranças do movimento, no qual foram assegurados os direitos de propriedade aos rebeldes.
Assinale desde que:
Required
0.25 points
0.25
Question 6
6.
A partir da leitura do texto abaixo, sinalize se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"[...] No Brasil tivemos vários movimentos com características messiânicas. Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil, Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
Decepcionados com a proclamação da República, camponeses de várias partes do Brasil, se juntam a líderes carismáticos que prometem melhores condições de vida à população. Em Canudos, nos limites entre os estados do Paraná e Santa Catarina, um grupo de trabalhadores rurais se agrupa em torno a Antônio Conselheiro. Constroem um grande povoado onde vivem à margem da lei e começam a incomodar os coronéis locais. O grupo é dissolvido após intensas batalhas contra as tropas republicanas.
Por outro lado, a Guerra do Contestado aconteceu na Bahia, de 1912 a 1916. O governo brasileiro entregou uma grande quantidade de terras para companhias madeireiras estrangeiras. Isso ameaçava os camponeses que passaram a contestar esta decisão ora junto aos governos estaduais, ora ao governo federal. Reunidos em torno do "monge" José Maria de Santo Agostinho, que declarou uma "guerra santa" às tropas federais, os revoltosos resistiram por quatro anos. Apesar de José Maria morrer lutando, seus seguidores ainda continuaram o conflito liderados por Maria Rosa que chegou a comandar 6.000 homens em batalha."
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto abaixo.
"[...] Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem os aplausos unânimes das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que, no contexto rural, [...] significam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano."
SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina.
De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado foram vistos internacionalmente como:
Required
0.5 points
0.5
Question 8
8.
Sobre o Cangaço, é correto afirmar que:
Required
1 point
1
Question 9
9.
Relacione os fatos e personagens abaixo com os correspondentes movimentos de contestação à República Velha.
Volante.
Expedições de Rondon.
Revolta da Vacina.
Guerra de Canudos.
Revolta dos Dezoito do Forte.
Serviço de Proteção ao Índio.
Lampião.
Coluna Prestes.
Greve Geral.
Revolta da Chibata.
Coluna Paulista.
Semana da Arte Moderna.
Guerra do Contestado.
Manifesto Antropofágico.
Modernismo.
Cangaço.
Revoltas Urbanas.
Messianismo.
Indigenismo.
Tenentismo.
Required
0.5 points
0.5
Question 10
10.
Leia o texto a seguir.
[...] A Revolta da Chibata ficou conhecida por ter sido um motim realizado pela insatisfação dos marujos brasileiros com os castigos físicos que sofriam na Marinha brasileira no começo do século XX. O castigo físico em questão era a chibatada, praticada pela Marinha contra todos os marujos que violassem as regras da corporação. O uso da chibatada como forma de punição era uma característica que a Marinha brasileira havia herdado da Marinha portuguesa do período colonial a partir de um código conhecido como Artigos de Guerra. Essa forma de punição era dedicada somente aos postos mais baixos da Marinha, ocupados, em geral, por negros e mestiços."
SILVA, Daniel Neves. Revolta da Chibata. Brasil Escola, s.d.
De acordo com esse texto, a Revolta da Chibata representou a:
Required
0.5 points
0.5
Question 11
11.
A Greve Geral de 1917 no Brasil foi:
Required
0.25 points
0.25
Question 12
12.
Analise o texto abaixo e sinalize-o como verdadeiro ou falso.
"[...] O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha, à medida em que um dos objetivos do movimento político era justamente combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes."
PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).
Required
0.5 points
0.5
Question 13
13.
Do ponto de vista ideológico, o movimento Tenentista:
Required
0.5 points
0.5
Question 14
14.
Leia o texto a seguir.
"[...] Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época."
CAMARGO, Aspásia. “Federalismo e Identidade Nacional”: Brasil, um século de transformações. 2001.
Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo:
Required
0.25 points
0.25
Question 15
15.
Leia o texto abaixo e aponte se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"[...] A Semana de 22 contou com exposições de pintura e escultura, além de música, literatura e poesia. Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vítor Brecheret, Anita Malfatti e Sérgio Milliet foram alguns dos maiores destaques do evento. [...] De início, a exposição não agradou à crítica. Isso porque aquelas propostas eram diferentes ao tipo de arte que as pessoas estavam acostumadas a ver. Mesmo artistas famosos como Monteiro Lobato, teceram duras críticas ao movimento. Tratava-se de um grande rompimento com as bases da arte já conhecida, uma verdadeira revolução. Com o tempo, o evento passou a ser valorizado e considerado fundamental para o desenvolvimento da arte brasileira. A Semana da Arte Moderna foi tão importante que, mais tarde, serviria de inspiração para outros movimentos. O Tropicalismo, um dos mais importantes movimentos brasileiros, é um exemplo."
Required
0.5 points
0.5
Question 16
16.
Leia o texto a seguir.
"[...] Em 1910, através do Decreto nº 8.072, e em razão das repercussões dos graves conflitos entre indígenas e colonos, a União criou o Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais – SPILTN, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, e nomeou como seu diretor o Marechal Rondon. [...] Até a criação deste Serviço de Proteção aos Índios, a ação oficial face ao indígena orientava-se totalmente para a satisfação dos interesses econômicos e sociais dominantes, que usurpavam dos indígenas suas terras e sua força de trabalho. O SPI apresentou algumas contradições que merecem destaque. Ao mesmo tempo em que propunha respeitar as terras e a cultura indígena, sua ação transferia os indígenas, liberando territórios indígenas para a colonização. Os métodos e técnicas educacionais adotados estabeleciam mecanismos de homogeneização e nacionalização dos povos indígenas."
LIMA, Layanna Giordana Bernardo. A questão agrária e os povos indígenas: um breve histórico das políticas indigenistas no Brasil. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.17, 2019.
Com base nesse texto, a criação do SPI representou:
Required
0.75 points
0.75
Question 17
17.
Selecione os movimentos contestatórios pertinentes ao período da República Velha no Brasil.
Required
1.25 points
1.25
Question 18
18.
Ordene cronologicamente os itens a seguir a respeito das contestações à Primeira República no Brasil.