Primeira República e Contestações (1889-1930) - 9B
star
star
star
star
star
Last updated over 2 years ago
18 questions
Required
0.25 points
0.25
Question 1
1.
Analise o trecho abaixo e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"[...] A Primeira República se estende no Brasil entre 1889 e 1930. Ressalte-se que é consensual dividi-la em dois períodos, a chamada República da Espada, entre 1889 e 1894, em que o país foi governado por Deodoro da Fonseca; e, a República Velha, entre 1894 e 1930, período marcado pela alternância no poder entre as elites de São Paulo e do Rio de Janeiro."
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
Leia o texto abaixo.
"[...] Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias e aspirações. São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a serviço da legitimação de regimes políticos. Os candidatos a herói não tinham, eles também, profundidade histórica, não tinham a estatura exigida para o papel. Não pertenciam ao movimento da propaganda republicana, ativa desde 1870. A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação".
CARVALHO, José Murilo de, "A formação das almas." O imaginário da República no Brasil, São Paulo: Cia das Letras, p. 55-57.
A escolha e a construção do principal herói da República recaíram sobre:
Required
0.75 points
0.75
Question 3
3.
Selecione os itens pertinentes às medidas iniciais tomadas pelos republicanos a fim de construir a consolidação do novo regime no Brasil.
Required
0.5 points
0.5
Question 4
4.
Caracterizou-se por "encilhamento" a política econômica que:
Required
0.5 points
0.5
Question 5
5.
A Constituição dos Estados Unidos do Brasil foi a primeira do regime republicano e caracterizou-se exceto:
Required
1 point
1
Question 6
6.
Complete corretamente o texto a seguir em relação ao primeiro período da República no Brasil.
Após o golpe que instituiu a República como forma de governo no país, o Brasil foi administrado __________ que depuseram o então Imperador Dom Pedro II. __________ é o período inaugural da história republicana brasileira, quando Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, __________, se sucederam no cargo de Presidente __________ e 1894.
O curto governo do Marechal Deodoro foi turbulento. Inicialmente, a fim de popularizar a imagem do novo regime, os republicanos promoveram mudanças __________ e idealizaram figuras heroicas, como __________, que é intencionalmente associado à imagem de Jesus Cristo para gerar comoção e simpatia à nascente república brasileira. Estas medidas foram reforçadas após a promulgação __________, em 1891, que estabeleceu todas as bases fundamentais para os futuros governos republicanos do país, uma vez que a preservação do __________ foi amplamente defendida pelos cafeicultores, base de apoio econômico do governo.
Os problemas de Deodoro acumulavam-se em áreas distintas. Na economia, a chamada __________ fracassou ao incentivar a indústria nacional por meio de créditos financeiros vindos da franca emissão de moeda, o que gerou __________, caracterizada pelo grande aumento de preços de itens básicos. Na política, a firme oposição __________ levou o Presidente a fechar as duas casas do Poder Legislativo Federal, causando uma revolta sem precedentes no Rio de Janeiro que, encabeçada principalmente __________, levou Deodoro da Fonseca a renunciar ao cargo de Presidente do Brasil ainda em 1891.
Deodoro não cumpriu ao menos a metade do período previsto do seu mandato. De acordo com a Constituição, o cargo de Presidente da República deveria ser ocupado até 1894 pelo __________ o que, no entanto, nunca aconteceu, uma vez que Floriano Peixoto assumiu o posto na alegada condição de __________.
Na Presidência, Floriano Peixoto se prevaleceu de um caráter autoritário, o que lhe rendeu a alcunha de __________, sobretudo pela forma com que lidou com os conflitos da Segunda Revolta da Armada, no Rio de Janeiro; e, da Revolução Federalista, na região Sul do país. Mesmo na ilegalidade constitucional, o seu mandato se estendeu até 15 de novembro de 1894, quando passou o cargo de Presidente do Brasil para o fazendeiro paulista __________, eleito naquele ano, e que pôs fim à República da Espada.
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto a seguir.
"Vai-se o marechal ingente,
Vai-se o grande alagoano.
E eu leitor, digo somente:
Floriano foi um prudente;
Seja o Prudente um Floriano."
Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo. A respeito dos personagens e do período aos quais se refere podemos dizer que:
Required
0.5 points
0.5
Question 8
8.
Leia o texto a seguir.
"[...] Exigia-se para a cidadania política uma qualidade que só o direito social da educação poderia fornecer; e, simultaneamente, desconhecia-se esse direito. Era uma ordem liberal, mas profundamente antidemocrática e resistente aos esforços de democratização."
CARVALHO, José Murilo de.
A República Velha (1894-1930), em relação à participação política dos cidadãos, determinou:
Required
0.75 points
0.75
Question 9
9.
Selecione os itens dispostos abaixo que correspondam ao período da República Velha no Brasil.
Required
0.5 points
0.5
Question 10
10.
A partir do Convênio de Taubaté, 1906, origina-se a Política de Valorização do Café, que se constituiu:
Required
0.5 points
0.5
Question 11
11.
Leia o texto a seguir.
"[...] Apesar da importância que a borracha alcançou na economia brasileira, entre 1898 e 1910, quando ocupou o segundo lugar entre os produtos brasileiros de exportação, após 1910 sobreveio um declínio avassalador."
Assinale a alternativa que explica tal declínio:
Required
0.25 points
0.25
Question 12
12.
Analise a tabela abaixo; e, considerando o texto a seguir, classifique-o como verdadeiro ou falso.
"[...] A queda da participação do café na economia brasileira no quadriênio de 1914 a 1918 foi reflexo de dois fatores cruciais. O primeiro deles, nacional, fruto do Convênio de Taubaté, que obrigou os fazendeiros a arcar com todos os prejuízos oriundos da superprodução das lavouras, trouxe o endividamento deste setor da economia. Por sua vez, o segundo fator é externo e tem o seu foco nos conflitos internacionais do período, como a Grande Guerra e a Revolução Russa, que bloquearam o acesso dos produtos brasileiros aos mercados então mergulhados nestes confrontos."
Required
0.5 points
0.5
Question 13
13.
Leia o texto a seguir.
"[...] No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população."
BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e o seu resultado social encontram-se na:
Required
0.5 points
0.5
Question 14
14.
Observe as imagens e leia o texto a seguir.
"[...] O cartão-postal é o melhor veículo de propaganda e reclame de que podem dispor os homens, as empresas, a indústria, o comércio e as nações."
Olavo Bilac. A cartophilia, 15/06/1904.
A frase de Olavo Bilac assinala a ampliação da produção de cartões-postais no início do século XX, que animou colecionadores e o trabalho de editores, fotógrafos e gravuristas.
As imagens dos cartões do Rio de Janeiro, capital brasileira naquele momento, associaram-se à propaganda das ações governamentais indicadas em:
Required
1 point
1
Question 15
15.
Relacione os fatos e personagens abaixo com os correspondentes movimentos de contestação à República Velha.
A Volante.
Lampião.
Revolta da Chibata.
Coluna Prestes.
Guerra de Canudos.
Revolta da Vacina.
Guerra do Contestado.
Semana da Arte Moderna.
Greves Gerais.
Coluna Paulista.
Manifesto Antropofágico.
Serviço de Proteção ao Índio.
Expedições de Rondon.
Revolta dos Dezoito do Forte.
Revoltas Urbanas
Cangaço
Modernismo
Política Indígena
Tenentismo
Messianismo
Required
0.5 points
0.5
Question 16
16.
Leia o texto a seguir.
"[...] Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época."
Aspásia Camargo, “Federalismo e Identidade Nacional”, Brasil, um século de transformações. 2001.
Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo:
Required
0.25 points
0.25
Question 17
17.
Analise o texto abaixo e sinalize-o como verdadeiro ou falso.
"[...] O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha, à medida em que um dos objetivos do movimento político era justamente combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes."
PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).
Required
0.75 points
0.75
Question 18
18.
Selecione os movimentos contestatórios pertinentes ao período da República Velha no Brasil.