Guerra do Paraguai (1864-1870) - 8B

By Jorge Henrique Marcelino Da Silva
Last updated 9 months ago
18 Questions
Required

A Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870, também é conhecida na historiografia como a Guerra da Tríplice Aliança.

Required

Identifique os itens dispostos abaixo dentro das versões históricas existentes sobre a Guerra do Paraguai.

  • Brasil "heroico".
  • Legítima defesa brasileira.
  • Formação territorial sul-americana.
  • Interesse econômico inglês.
  • Hegemonia na Bacia do Prata.
  • Agressão voluntária imperialista.
  • Brasil "infame".
  • López "caudilho".
  • López "herói".
  • Brasil "influente".
  • Expansionismo paraguaio.
  • López "vilão".
  • Versão Tradicional
  • Versão Revisionista
  • Visão Moderna
Required

Leia o texto abaixo.


[...] A Guerra do Paraguai é assunto que sempre causou fortes divergências entre os historiadores. No entanto, estudos realizados a partir da década de 1990 levaram ao surgimento de uma nova interpretação sobre as causas do conflito. [...] As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de Francisco Solano López como ditador do Paraguai, em 1862. [...]
SILVA, Daniel Neves. Guerra do Paraguai. História do Mundo, s.d. Disponível em: <https://bityli.com/jqkNz>. Acesso em: 3 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a participação do Brasil na Guerra do Paraguai foi motivada pela:

Required

Leia o texto e observe a imagem abaixo.

"[...] A Guerra do Paraguai foi resultado direto do processo de formação das nações da bacia platina (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e dos choques de interesses em questões políticas e econômicas desses países envolvidos. As tensões que levaram ao efetivo início desse conflito concentraram-se na Guerra Civil Uruguaia. [...][...] As causas do conflito podem ser resumidas nas disputas territoriais entre essas nações, em questões econômicas que envolviam a navegação dos rios da bacia platina e, principalmente, em questões políticas relativas à Guerra Civil Uruguaia. Todos esses fatores, a partir de 1862, criaram um quadro de tensão que levou o Paraguai a iniciar a guerra em dezembro de 1864. [...]"
SILVA, Daniel Neves. Guerra do Paraguai. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3uxPTWQ>. Acesso em: 25 fev. 2021. Fragmento.


Com base nesse texto e nessa imagem, a Guerra do Paraguai foi motivada:

Required
Complete corretamente o texto abaixo acerca da política externa do Brasil durante o Segundo Reinado.


O período que antecede a Guerra do Paraguai marca profundamente a política externa brasileira do Segundo Reinado. Buscando preservar __________ na região platina e consolidar a sua hegemonia no continente, o Império enfrentou tensões com os seus vizinhos, sobretudo diante __________ e do controle da navegação __________. Ao mesmo tempo em que a diplomacia sul-americana se acirrava com __________, as relações exteriores do Brasil se deterioravam em sua opinião particular com a Inglaterra, sobretudo porque os britânicos se sentiam prejudicados com a aprovação, em 1844, __________, que anulava as suas vantagens concedidas pelos Acordos de 1826. Além disso, em retaliação, os ingleses assumiram uma postura mais combativa em relação à escravidão, forçando o Brasil a tomar posturas diante do assunto.

__________ ganha maiores contornos depois de um naufrágio na costa do Rio Grande do Sul. Após a carga do navio inglês Príncipe de Gales ser saqueada, o então embaixador inglês, William Dougal Christie, exigiu que o Império do Brasil pagasse uma indenização pelo carregamento perdido, o que foi completamente rechaçado pelo monarca brasileiro, __________.

Christie, então, denuncia que o Império do Brasil continua a realizar o tráfico transatlântico de escravizados, proibido no país desde 1850 __________; e aproveitando-se do Bill Aberdeen, documento decretado pelo Parlamento, sugere ao governo inglês __________ como forma de pagamento pela carga do Príncipe de Gales. Entendida como uma afronta à soberania do Brasil, o Imperador declara a ruptura nas relações diplomáticas com a Inglaterra e encaminha a solução do problema __________.

Na arbitragem do Rei da Bélgica, Leopoldo I, o Brasil __________ e os ingleses foram condenados à pedir desculpas formais para Dom Pedro II e para o povo brasileiro por terem violado o território nacional. Somente durante __________ os ingleses finalmente se acertaram com o Brasil, pedindo as desculpas devidas em 1865.
Required

Selecione os itens abaixo correspondentes aos interesses internacionais que envolveram o Império do Brasil na Questão Platina entre 1850 e 1870.

Required

Sobre a Guerra contra Oribe e Rosas, 1851, é correto afirmar que nela:

Required

No contexto platino, o Paraguai de Solano López ambicionava:

Required
Complete corretamente o texto abaixo acerca dos conflitos platinos que envolvem o Brasil e
os seus aliados.


No século XIX, a região da bacia hidrográfica __________ foi campo para conflitos internacionais intensos. Durante os atritos da Guerra da Cisplatina, a Inglaterra mediou a criação da República Oriental do Uruguai, em 1828, idealizada como um estado-tampão entre argentinos e brasileiros a fim de __________ na América do Sul e preservar a manutenção das próprias vantagens britânicas no continente. No plano interno, portanto, era fundamental para este jogo político a permanência __________ em relação aos seus vizinhos.

A política nacional do Uruguai, por sua vez, se desenrolava por meio de uma polarização. Aliados incondicionais da Argentina, __________ eram simpáticos a uma união com o governo sediado em Buenos Aires a fim de recriar o antigo Vice-Reinado do Prata; por outro lado, os Colorados cooperavam com __________ para se manter no poder. A disputa política entre os dois partidos levou o Uruguai a uma Guerra Civil com a participação dos seus vizinhos no que ficou conhecido como __________.
Required

Leia a sentença abaixo e sinalize se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.


"[...] A Guerra contra Atanásio Aguirre, em 1864, foi deflagrada pelo Império do Brasil em razão da captura do navio brasileiro Marquês de Olinda e da prisão do governador do Mato Grosso."

Required

Leia o texto abaixo.


[...] Em meados do século 19, o Paraguai se estranhava com o Brasil e a Argentina por causa
de disputas comerciais e fronteiriças. Ao mesmo tempo, o Uruguai se esforçava para manter sua independência diante dos interesses de brasileiros e argentinos no seu território. Em 1864 e 1865, Francisco Solano López, ditador paraguaio, lançou ataques contra o Brasil (no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul) e contra a Argentina para desestimular as interferências dos dois países [...].
Disponível em: <http://migre.me/sY2hY>. Acesso em: 12 fev. 2016. Fragmento.

O conflito retratado nesse texto se desenvolveu a partir de razões:

Required

Selecione os itens abaixo correspondentes ao início das operações de batalha na Guerra do Paraguai.

Required

Previsto para alguns meses, o conflito se arrastou por cinco anos, dentre outras razões, porque:

Required

Observe a imagem a seguir e leia o texto complementar para responder à questão.


"[...] De volta do Paraguai, cheio de glória, coberto de louros, depois de ter derramado seu sangue em defesa da pátria e libertado um povo da escravidão, o voluntário volta ao seu país natal para ver sua mãe amarrada a um tronco horrível de realidade!"
AGOSTINI. A vida fluminense, ano 3, n. 128, 11 jun. 1870. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001 (adaptado).

Na charge, identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870, evidenciada na:

Required

O Corpo de Voluntários da Pátria, desde seu início, foi um recrutamento militar obrigatório.

Required

Dentre as vitórias aliadas no conflito, é possível destacar:

Required

Leia o texto abaixo e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.

"[...] Após fracasso em Curupaiti (1866), o comando das tropas é assumido pelo Marquês de Caxias. Sob a sua liderança os aliados conseguem a ocupação da capital paraguaia, Assunção, em 1869, depois de profundos esforços que envolveram o treinamento, o reequipamento e à disciplina dos soldados, além de estratégias militares bem sucedidas, como a observação por balões e o controle epidêmico.

A direção das tropas, porém, seria novamente trocada. Considerando a tomada da capital inimiga como uma marca para o final da guerra e alegando questões de saúde, Caxias deixa o comando da Tríplice Aliança sendo substituído por Gastão de Orleans, o Conde d'Eu, genro do Imperador do Brasil, Dom Pedro II. Encarregado da missão de capturar, vivo ou morto, o ditador paraguaio Solano López, o Príncipe Consorte brasileiro emenda uma série de batalhas decisivas contra os paraguaios no mês de dezembro de 1869 até, finalmente, matarem López na Batalha de Cerro Corá em primeiro de março de 1870."

Required

Leia o texto abaixo.

[...] O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata. Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões [...] nacionais. [...]
NEVES, Daniel. Guerra do Paraguai. In: Brasil Escola. Disponível em: <https://goo.gl/n2Mpaa>. Acesso em: 27 out. 2017. Fragmento.

Esse texto relata que, após a Guerra do Paraguai: