"[...] A Idade Moderna foi um período em que, política e economicamente, mudanças significativas começaram a acontecer. [...] o estabelecimento dos Estados nacionais, que se iniciou na Baixa Idade Média, contribuiu para mudanças significativas na forma como o poder era exercido. Aquele poder descentralizado da Idade Média, que fazia o rei depender da fidelidade de seus nobres por meio de um acordo de vassalagem e suserania, perdeu espaço, e o poder centralizado do rei estabeleceuse no lugar. As monarquias absolutistas foram a forma de governo encontrada para que os Estados pudessem lidar com a complexidade da burocracia moderna."
SILVA, Daniel Neves. Idade Moderna. História do Mundo, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3L28UbX>. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.
De acordo com esse texto, a ideia de Idade Moderna está associada a fatos:
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
Leia o texto a seguir.
"A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características. [...]
O pensamento racional e o método cartesiano pavimentaram o caminho para os eventos que foram vistos como o ponto inicial da era moderna: a revolução industrial. A sociedade europeia passava por uma série de mudanças motivadas por grandes conflitos bélicos e ideológicos. [...]"
OLIVEIRA, Lucas. O que é Modernidade? Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/2NSxXFd>. Acesso em: 22 fev. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, a ideia de modernidade presente no contexto apresentado está ligada:
Required
0.75 points
0.75
Question 3
3.
Selecione os marcos históricos pertinentes à transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Required
1 point
1
Question 4
4.
Complete o texto a seguir acerca do Renascimento Comercial e Urbano.
O Renascimento Comercial e Urbano marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna, sendo impulsionado pelo fortalecimento das __________ e pela intensificação do comércio nas rotas da __________. As feiras medievais e o uso crescente __________ como método de troca foram fundamentais para dinamizar as atividades econômicas. Nesse contexto, a classe social da __________ começou a ganhar destaque, representando uma nova força econômica em ascensão.
Com o crescimento das cidades, surgiram novos centros de produção e consumo, favorecendo a circulação de novas ideias e o __________ na região das rotas comerciais, o que contribuiu para renovar as artes e as ciências. Além disso, a valorização de produtos de luxo importados, como especiarias e tecidos, estimulou não as relações comerciais com o Oriente, mas trouxe um modo de vida ligado à __________. Essas mudanças prepararam o terreno para __________, que destacava os valores humanos e culturais, influenciando profundamente a __________ europeia.
Required
0.25 points
0.25
Question 5
5.
Leia o texto a seguir e pontue se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"O teocentrismo reforça a ligação individual com Deus, a partir da piedade, da mansidão e da disciplina. O antropocentrismo enfatiza a curiosidade, a criticidade, o empreendedorismo e a exploração."
Required
0.5 points
0.5
Question 6
6.
Leia o texto a seguir.
Humanismo, renascimento e revolução científica
"[...] O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações.
Essa visão contrariava a Igreja, que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia. [...]"
Com base nesse texto, os representantes do movimento humanista do Renascimento valorizavam:
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto a seguir.
"[...] As Universidades europeias foram criadas na Idade Média e estavam subordinadas à doutrina conservadora da Igreja Católica. Mas, em meio às grandes transformações do fim da era medieval, surgiu dentro das Universidades um movimento que buscava modernizar essa instituição. [...]
Os humanistas preferiam o estudo das línguas clássicas (grego e latim) em oposição aos textos religiosos medievais. Ao traduzirem os textos clássicos, esses pensadores ajudaram a divulgar a cultura da Antiguidade: a vida urbana, o racionalismo, a biografia de grandes heróis, a história de batalhas e governos, o ideal de beleza física, a busca do luxo e do prazer pela vida e, o mais importante, a valorização do homem [...]"
IDADE Moderna – Renascimento Cultural. Guia do Estudante, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3Ewx6QY>. Acesso em: 20 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Com base nesse texto, o contexto do Renascimento Cultural era caracterizado:
Required
1 point
1
Question 8
8.
Relacione os itens dispostos abaixo dentro dentro das fases do Renascimento.
Século XV.
Giotto di Bondone.
Perfeição de formas.
Florença.
Perspectiva.
Sandro Botticelli.
Fuga da religiosidade.
Século XIV.
Leonardo da Vinci.
Século XVI.
Europa.
Figuras humanas.
Tridimensionalidade.
Trecento.
Quatrocento.
Cinquecento.
Required
0.5 points
0.5
Question 9
9.
Observe a imagem abaixo.
O Nascimento de Vênus:
BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus. Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3s8uBPa>. Acesso em: 2 fev. 2022.
As personagens mostradas na obra renascentista retratada nessa imagem representam um exemplo do:
Qual característica do Renascimento está exposta nessa imagem?
Required
0.25 points
0.25
Question 11
11.
Sobre o mecenato durante o Renascimento, analise a afirmativa abaixo:
"O mecenato, praticado principalmente por burgueses e pela Igreja, foi fundamental para financiar obras e artistas do Renascimento, promovendo a produção de pinturas, esculturas e arquiteturas que refletiam os valores da época."
Required
0.5 points
0.5
Question 12
12.
Observe a imagem e leia o texto a seguir.
O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.
O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao:
Required
1 point
1
Question 13
13.
Identifique os representantes do Renascimento nos países abaixo.
Draggable item
arrow_right_alt
Corresponding Item
Espanha
arrow_right_alt
Luís de Camões
França
arrow_right_alt
William Shakespeare
Países Baixos
arrow_right_alt
Michel van Eyck
Inglaterra
arrow_right_alt
Michel Montaigne
Portugal
arrow_right_alt
Miguel de Cervantes
Required
1 point
1
Question 14
14.
Complete o texto a seguir acerca da invenção da prensa.
O desenvolvimento da prensa de tipos móveis, atribuída a __________, revolucionou a forma como o conhecimento era transmitido na Europa durante o Renascimento. Antes da invenção da prensa, os livros eram __________ e caros, o que limitava o acesso ao conhecimento a uma pequena elite composta por clérigos e nobres.
Com a prensa, a produção de livros se tornou mais __________, permitindo que um número maior de pessoas, incluindo __________, tivesse acesso à informação. Isso também contribuiu para a disseminação de ideias __________ e reformistas, além de acelerar a propagação __________.
Entre as principais consequências, destaca-se o aumento da alfabetização, o fortalecimento __________ e a expansão das redes de conhecimento, que influenciaram o __________ e outras áreas do pensamento.
Required
0.75 points
0.75
Question 15
15.
Sobre o Renascimento Científico, selecione as alternativas corretas:
Required
0.5 points
0.5
Question 16
16.
Leia o texto a seguir.
"[...] Inspirados pelos humanistas, artistas italianos iniciaram um movimento cultural conhecido como Renascimento. O grande interesse dos renascentistas era recuperar elementos da cultura grecoromana para os seus dias. [...]
O Renascimento teve seu início na Itália, pois lá se encontrava uma série de condições favoráveis, como: a ação de mecenas (pessoas com boas condições financeiras que patrocinavam os artistas); a presença de vários intelectuais bizantinos que fugiram para a Itália após a queda de Constantinopla em 1453; inúmeros elementos preservados da Antiguidade; o acúmulo de riquezas de algumas cidades que foi utilizado nas artes.
Com o Renascimento houve também um aumento na qualidade e quantidade das obras produzidas [...]. Mas, mesmo com o grande número de obras produzidas, o Renascimento apresentou características comuns como a diversificação dos temas das obras (antes monopolizados pela Igreja) e o desenvolvimento de novas técnicas como a pintura a óleo e a perspectiva, que permitia a percepção de volume e profundidade. [...]