Leia o texto a seguir e pontue se o conteúdo do mesmo é verdadeiro é falso.
"O Cisma do Ocidente (1054) dividiu Católicos e Ortodoxos, enquanto o Cisma do Oriente (1378-1417) enfraqueceu o catolicismo com disputas papais. Essas crises moldaram as reformas do século XVI."
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
Leia o texto a seguir.
"No final da Idade Média, surgiram pensadores que criticaram práticas da Igreja Católica e defenderam mudanças que inspiraram movimentos posteriores. John Wycliffe, na Inglaterra, questionou o acúmulo de riquezas pela Igreja e traduziu a Bíblia para o inglês, defendendo que todos os cristãos deveriam ter acesso direto às Escrituras. Já Jan Huss, na Boêmia, condenou a venda de indulgências e criticou o afastamento da Igreja dos valores evangélicos, o que o levou à excomunhão e, posteriormente, à execução na fogueira."
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre as ideias e ações de John Wycliffe e Jan Huss:
Required
0.5 points
0.5
Question 3
3.
Leia o texto a seguir.
"A invenção da prensa de tipos móveis por Johannes Gutenberg no século XV revolucionou a comunicação e a disseminação do conhecimento na Europa. Essa tecnologia permitiu a impressão em massa da Bíblia e de outras obras, incluindo textos traduzidos para línguas vernáculas, o que democratizou o acesso à leitura e incentivou o livre exame das Escrituras. O Humanismo, com sua ênfase no estudo crítico e na valorização das línguas clássicas, inspirou tradutores e intelectuais a tornar a Bíblia acessível a um público mais amplo. Esse movimento, associado ao livre exame, desafiou a autoridade da Igreja sobre a interpretação dos textos sagrados."
Com base no texto, assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre a prensa de tipos móveis, o Humanismo e o livre exame da Bíblia:
Required
1 point
1
Question 4
4.
Associe os itens corretamente aos interesses de sua classe social no contexto das Reformas:
Centralização do poder, enfraquecendo as interferências religiosas.
Controle do dízimo e outras formas de arrecadação dominadas pelo clero.
Liberdade para praticar empréstimos a juros.
Apropriação de feudos controlados pelo clero e redução da influência eclesiástica.
Nobreza.
Burguesia.
Monarcas.
Required
1.25 points
1.25
Question 5
5.
Organize cronologicamente os eventos da trajetória de Martinho Lutero no contexto da Reforma Protestante:
Publicação das 95 Teses em Wittenberg.
Excomunhão de Lutero.
Processo no Tribunal Católico.
Viagem de Lutero à Roma.
Obtenção do Bacharelado em Estudos Bíblicos.
Banimento do Sacro Império Romano-Germânico.
Required
0.5 points
0.5
Question 6
6.
Leia o texto a seguir.
"[...] A Europa do começo do século XVI se agitava por conta da Reforma Protestante. Quando o padre agostiniano Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não se imaginavam as consequências daquele ato. O religioso questionava práticas do clero católico, como a cobrança de indulgências, afinal, o fiel não precisava mais se arrepender dos pecados para obter o perdão, mas sim depositar algumas moedas nos cofres das igrejas que a alma já estava absolvida. Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X e considerado herege por Carlos V, imperador do Sacro Império Germânico. [...]"
HIGA, Carlos César. Contrarreforma. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3okqNZY>. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento. Adaptado para fins didáticos.
Esse texto destaca que a Reforma Protestante estava relacionada:
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto a seguir.
"[...] Conhecidas também como “Disputação do doutor Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das indulgências”, as 95 Teses foram uma carta escrita pelo monge alemão, na qual ele discorreu sobre as indulgências. Ela foi enviada, no dia 31 de outubro de 1517, para Alberto de Mainz, o arcebispo de Mainz. [...]
As ideias de Lutero foram fortemente abraçadas por muitos no Sacro Império, e a base de
teologia luterana é a ideia de que “o justo viverá pela fé”. Assim, não são boas obras que garantem a salvação de uma pessoa, mas sim a sua fé. [...]"
NEVES, Daniel. Reforma protestante. Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3jmQciR>. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Com base nesse texto, a Reforma Protestante no século XVI foi impulsionada pela:
Required
0.75 points
0.75
Question 8
8.
Dentre os itens abaixo, selecione apenas aqueles que estão de acordo com as bases da Confissão de Augsburgo:
Required
1 point
1
Question 9
9.
Complete o texto abaixo com as palavras corretas relacionadas aos eventos do início do protestantismo:
Após a publicação __________, que condenava as ideias de Martinho Lutero, foi convocada a Dieta de Speyer em __________. Nesta ocasião, decidiu-se suspender o Édito de Worms, permitindo que os príncipes alemães escolhessem se aplicariam ou não as punições contra os luteranos em seus territórios. No entanto, essa decisão foi revertida em uma segunda Dieta de Speyer, realizada em __________, onde os príncipes que defendiam a reforma religiosa protestaram contra a reinstauração do Édito de Worms, dando origem ao termo __________
Essas disputas religiosas desencadearam guerras entre católicos e protestantes na Alemanha, que se estenderam por décadas. O conflito só foi encerrado com a assinatura __________ em __________, estabelecendo o princípio do "cuius regio, eius religio", que permitia aos governantes definir a __________ de seus territórios, seja católica ou luterana. Essa medida trouxe uma trégua temporária, mas não encerrou definitivamente os conflitos, pois não incluía outras vertentes reformistas, como __________.
Required
1 point
1
Question 10
10.
Relacione as características abaixo com o movimento protestante correspondente:
Reconheciam o monarca como chefe supremo da Igreja.
Acreditavam na predestinação divina.
Defendiam o batismo apenas para adultos.
Fundada pelo chefe de estado da Inglaterra.
Promoviam uma separação radical entre Igreja e Estado.
Adotavam uma rígida moral religiosa e disciplina na comunidade.
Eram combatidos por protestantes e católicos devido às suas crenças.
Defendiam uma reforma local e não em princípios doutrinários rígidos.
Anabatistas.
Calvinistas.
Anglicanos.
Required
0.5 points
0.5
Question 11
11.
Leia o texto a seguir.
"A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos."
Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:
Required
0.5 points
0.5
Question 12
12.
Leia o texto a seguir.
"O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia, em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja"".
O resultado do Ato de Supremacia foi:
Required
0.75 points
0.75
Question 13
13.
Entre os itens abaixo, selecione os que estão relacionados à Contrarreforma:
Required
0.5 points
0.5
Question 14
14.
Leia o texto a seguir.
"A resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante foi a Contrarreforma, que foi pensada
entre os anos de 1545 e 1563, na cidade italiana de Trento. Um concílio foi convocado pelo Papa Paulo III para que o alto clero católico se reunisse para reagir à cisão promovida pela Reforma. O Concílio de Trento pretendia reforçar a doutrina católica, tão contestada pelas novas igrejas cristãs, e combater as heresias, mantendo a unidade dentro do catolicismo. [...]"
HIGA, Carlos César. Contrarreforma. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3okqNZY>. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.
De acordo com esse texto, a Contrarreforma foi um movimento que está relacionado a:
Required
0.5 points
0.5
Question 15
15.
Considere as medidas abaixo:
I. Criação do Index Librorum Prohibitorum, estabelecendo uma lista de livros proibidos pela Igreja Católica.
II. Incentivo da catequese aos povos do Novo Mundo, por meio de ordens religiosas, como a Companhia de Jesus.
III. Manutenção e maior fiscalização da proibição de casamentos por parte de padres, bispos e cardeais.
IV. Adoção da tradução da Bíblia realizada por Santo Agostinho, na qual o texto grego seria a única versão autorizada pela Igreja Católica para toda a cristandade.
V. Destituição final e definitiva do Tribunal do Santo Ofício, que até então havia condenado à fogueira aqueles considerados hereges.
VI. Suspensão da cobrança indiscriminada de Indulgências, que vinculavam à população a possibilidade de compra de salvação de suas almas.
Assinale, entre as acima, aquelas que nãosão pertinentes ao Concílio de Trento.