As Grandes Navegações - 7A

Last updated about 18 hours ago
15 questions
Required
0.75

Selecione os fatos que correspondam às motivações das Grandes Navegações.

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia.

Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro. [...]

Essa nova realidade fez com que os governos buscassem alternativas para o desenvolvimento da economia. Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

Esse evento marítimo expansionista dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de vários territórios, inclusive do território brasileiro."
ARAÚJO, Andreia. Expansão Marítima Europeia. Educa Mais Brasil, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/37AJwbq>. Acesso em: 22 fev. 2021. Fragmento.

Com base nesse texto e nessa imagem, os pioneiros nas navegações foram motivados pela:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"O sucesso das Grandes Navegações nos séculos XV e XVI foi possibilitado por uma série de inovações técnicas que transformaram a capacidade de navegação e exploração marítima. A caravela, com suas velas triangulares, era ágil e adaptada aos ventos atlânticos. Os avanços na cartografia permitiram a criação de mapas mais detalhados, fundamentais para a organização de rotas. Além disso, instrumentos como a bússola e o astrolábio foram indispensáveis para garantir a precisão e a segurança das viagens em mares desconhecidos."

De acordo com o texto, como as inovações técnicas contribuíram para o êxito das Grandes Navegações?

Required
1

Identifique, abaixo, a função de cada membro da tripulação das navegações.

Draggable itemCorresponding Item
Capelão.
Reparar as velas.
Tanoeiro.
Reparar os navios.
Mestre e Contra-mestre.
Dirigir os marinheiros.
Carpinteiro.
Ajudantes gerais.
Trinqueiros.
Rituais religiosos.
Piloto e Sota-piloto
Fabricar os barris.
Grumetes.
Orientar as navegações.
Escrivão.
Diário de bordo e contabilidade.
Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"No século XV e início do século XVI, os europeus lançaram-se por mares e oceanos para eles desconhecidos, em embarcações pequenas e frágeis. Nessas viagens, conheceram e dominaram imensos territórios e centenas de povos em três continentes: África, Ásia e América. Os portugueses foram pioneiros nesse processo de expansão."

Esse pioneirismo deveu-se principalmente ao fato de Portugal:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"As grandes mudanças que se verificam na arte náutica durante a segunda metade do século XV levam a crer na possibilidade de chegar-se, contornando o continente africano, às terras do Oriente. Não se pode afirmar, contudo, que a ambição de atingir por via marítima esses países de fábula presidissem as navegações do período henriquino, animada por objetivos estritamente mercantis. (...) Com a expedição de Antão Gonçalves, inicia-se em 1441 o tráfico negreiro para o Reino (...) Da mesma viagem procede o primeiro ouro em pó, ainda que escasso, resgatado naquelas partes. O marfim, cujo comércio se achava até então em mãos de mercadores árabes, começam a transportá-lo os barcos lusitanos, por volta de 1447."
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Etapas dos descobrimentos portugueses.

Assinale a alternativa que melhor resume o conteúdo do trecho acima:

Required
1
Complete corretamente o texto a seguir acerca do Périplo Africano.


O Périplo Africano foi liderado por navegadores portugueses durante os séculos XV e XVI, sob o patrocínio do Infante Dom Henrique. Em 1434, __________ ultrapassou o temido __________, rompendo o mito que cercava as dificuldades de navegação naquele trecho do Atlântico. Anos mais tarde, as ilhas __________ tornaram-se um ponto estratégico, sendo exploradas por __________ em 1443. Essas descobertas abriram caminho para novas rotas comerciais e para a expansão marítima de Portugal.

Outro marco significativo foi a exploração do __________, em 1482, liderada por __________, que avançou na costa ocidental africana. Por fim, em 1488, __________ alcançou o extremo sul do continente, nomeando-o __________, posteriormente rebatizado como Cabo da Boa Esperança. Esses avanços técnicos e exploratórios foram fundamentais para que Portugal iniciasse o caminho rumo às Índias e monopolizasse o comércio de especiarias.
Required
0.5

Dispostos a participar do lucrativo comércio de especiarias, realizado pelos portos do levante mediterrâneo e controlado pelos venezianos, os portugueses buscaram um caminho alternativo. Em 1498, Vasco da Gama conseguiu chegar à Índia:

Required
0.5

Leia o texto abaixo.

"Ao observamos mapas ou relatos de viajantes dos séculos XV e XVI, é comum encontrarmos referências a seres fantásticos, descritos, muitas vezes, como monstros sem olhos ou nariz, com uma perna ou com corpo desproporcional. A existência destes seres na África, Ásia e América foram relatados por diversos navegadores da época."

Tais relatos são considerados indicativos:

Required
0.25

Leia o trecho abaixo e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.

"Os mapas e as rotas eram guardados como tesouros, enquanto espiões buscavam informações de rivais. Boatos e desinformação ajudavam a proteger descobertas e despistar concorrentes. Um dos nomes mais famosos deste contexto, é Pêro da Covilhã, agente secreto do Reino da Espanha."

Required
0.75

Selecione as afirmações que estão corretamente relacionadas ao início das expedições espanholas durante as Grandes Navegações.

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

“Os cosmógrafos e navegadores de Portugal e Espanha procuram situar estas costas e ilhas da maneira mais conveniente aos seus propósitos. Os espanhóis situam-nas mais para o Oriente, de forma a parecer que pertencem ao Imperador (Carlos V); os portugueses, por sua vez, situam-nas mais para o Ocidente, pois deste modo entrariam em sua jurisdição.”
THORNE, Robert Thorne. Carta ao rei Henrique VIII, 1527.

O texto remete diretamente:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"A contestação francesa ao Tratado de Tordesilhas teve no monarca Francisco I, da França, o mais veemente representante. Em 1540 chegou a dizer que “o sol brilhava tanto para ele como para os outros" e que "gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo...". Declarou também que só a ocupação criava o direito, que descobrir um país, isto é, vê-lo ou atravessá-lo, não constituía um ato de posse e que considerava como domínio estrangeiro unicamente "os lugares habitados e defendidos. São essas as bases da colonização moderna”.
MOUSNIER, Roland. História Geral das Civilizações. Tomo IV Os Séculos XVI e XVII. Tomo IV. 2 Volumes. São Paulo: Diofel, 1958.

A crítica feita por Francisco I ao Tratado de Tordesilhas baseia-se:

Required
1

Considerando os países participantes das Grandes Navegações, indique os seus principais exploradores.

  • Francis Drake.
  • Jacques Cartier.
  • Diogo Cão.
  • Henry Hudson
  • Fernão de Magalhães.
  • Giovanni Verrazano.
  • Vicente Pinzón.
  • Sebastian Elcano.
  • Cristóvão Colombo.
  • Bartolomeu Dias.
  • John Cabot.
  • Vasco da Gama.
  • Inglaterra.
  • França.
  • Países Baixos.
  • Espanha.
  • Portugal.
Required
1.25

Ordene cronologicamente os fatos pertinentes às Grandes Navegações.

  1. Descoberta do Cabo Verde.
  2. Estabelecimento da Rota para as Índias.
  3. Queda de Bizâncio para os muçulmanos.
  4. Ultrapassagem do Cabo Bojador.
  5. Chegada à América.
  6. Conquista de Ceuta pelo Reino de Portugal.
  7. Assinatura do Tratado das Alcáçovas.
  8. Chegada à foz do Rio Zaire.
  9. Assinatura do Tratado de Tordesilhas.
  10. Dobradura do Cabo das Tormentas.