"Por muito tempo, o estudo da História da África foi negligenciado pela chamada História Tradicional. Essa abordagem privilegiava fontes escritas como documentos oficiais, contratos, registros administrativos e relatos europeus, desconsiderando outros tipos de fontes históricas, como a oralidade, os artefatos arqueológicos e as tradições culturais africanas. Esse viés reforçou preconceitos e invisibilizou a riqueza histórica e cultural de diversas sociedades africanas."
A exclusão de fontes não-escritas no estudo da História Tradicional impactou negativamente o entendimento sobre as sociedades africanas. Qual alternativa explica de forma mais completa esse impacto?
Required
1 point
1
Question 2
2.
A partir das imagens abaixo, identifique as divisões biogeográficas do continente africano.
Draggable item
arrow_right_alt
Corresponding Item
Norte da África.
arrow_right_alt
África Subsariana.
arrow_right_alt
Sahel.
arrow_right_alt
Required
0.5 points
0.5
Question 3
3.
Leia o texto a seguir:
O Império do Ouro no Reino de Gana
"O Reino de Gana ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia, alcançou seu ápice entre os séculos VII e XI. Através da captação dos recursos naturais, principalmente ouro e metais preciosos dos territórios dominados pelo reino, transformou-se na principal autoridade econômica da região.
O Reino Ganense foi fundado no século IV. Quando se encontrava em ascensão política e econômica, no século X, foi dominado pelos soninques, que estenderam o poder de Gana sobre as regiões auríferas do Senegal – da curva do rio Níger ao deserto do Saara. Essa dominação durou quase um século, enquanto isso os povos que ali viviam eram obrigados a pagar tributos sobre o comércio de mercadorias e a produção de metais preciosos. Por conta desse comércio, ocorriam constantes ataques nômades nas regiões, com isso os soninques se organizaram politicamente e formaram um poderoso exército.
AGUIAR, Lilian Maria Martins de. O Império do Ouro no Reino de Gana. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3hLgyKf>. Acesso em: 2 jul. 2021. Fragmento.
De acordo com esse texto, o Reino de Gana se consolidou politicamente por meio:
Required
0.5 points
0.5
Question 4
4.
Leia os textos a seguir:
“De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol”.
Ibn al-Fakih. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.32 [Gana] é a terra do ouro.
"(...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão”. Al-Idrisi.
Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.37.
Os textos foram escritos por viajantes árabes ao observarem aspectos sobre o Reino de Gana, na África, durante a Idade Média europeia. Pela análise dos excertos, é correto afirmar que tal Reino:
Required
0.75 points
0.75
Question 5
5.
Selecione todas as afirmações corretas sobre o Império do Mali:
Required
0.5 points
0.5
Question 6
6.
Observe a imagem abaixo.
O imperador do Mali Mansa Mussa (1312 a 1337) acompanhado do seu numeroso séquito
TODA MATÉRIA. Disponível em: <https://bit.ly/2PIigl2>. Acesso em: 31 mar. 2021.
Essa imagem, uma ilustração, representa uma característica comum de muitas sociedades africanas sub-saarianas antes da colonização europeia, que era:
Required
0.5 points
0.5
Question 7
7.
Leia o texto a seguir:
"O Império Songhai, que floresceu entre os séculos XV e XVI, foi uma das maiores potências da África Ocidental. Sucedendo o Império do Mali, Songhai expandiu seu território e se tornou um importante centro comercial, com cidades como Gao e Timbuktu sendo cruciais para o comércio de ouro, sal e escravos. A cultura islâmica teve grande influência, especialmente nas áreas de administração e educação."
Sobre o Império Songhai, assinale a alternativa correta:
Required
1 point
1
Question 8
8.
Complete corretamente o texto acerca do Império Songhai.
O Império Songhai, um dos maiores impérios da África Ocidental, foi fundado no século XV às margens do __________ e atingiu seu auge no século seguinte. A sua prosperidade estava diretamente ligada ao controle __________, que permitiram a acumulação de riquezas a partir do ouro e __________. As cidades de Gao e Tombuctu eram fundamentais para esse comércio, tornando-se centros vibrantes de cultura e aprendizado. A estrutura administrativa do império foi reforçada __________ às cidades mercantes, que ajudaram a garantir a estabilidade interna.
O império também se destacou pela forte influência do __________, uma vez que __________ permeou vários aspectos da vida cotidiana, como a administração pública e a educação. Durante o reinado de Askia Muhammad houve a expansão de suas fronteiras e a consolidação de sua posição como uma potência regional. Além disso, a preservação da __________ foi um dos maiores legados culturais do império, com destaque para a sua arquitetura e a sua importância como centro de estudo islâmico. Songhai foi desestruturado a partir da presença constante dos europeus no litoral africano, até a sua dominação pelo Reino __________, em 1591.
Required
0.5 points
0.5
Question 9
9.
Leia o texto a seguir.
"O povo iorubá tem uma língua e uma cultura fortes há séculos, mas nunca formou uma só unidade política. Migrou do Leste para o oeste do rio Níger, seu atual território, há mais de mil anos. As cidades tiveram papel importante na sua história, no período anterior à colonização da África pelos países europeus. Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubás e Ifé tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia iorubá, foi o centro da criação do mundo."
Disponível em https://escola.britannica.com.br/artigo/ioruba/487841
Considerando as informações do texto, é correto afirmar que:
Required
0.5 points
0.5
Question 10
10.
Leia o texto a seguir.
"Os iorubá são um dos maiores grupos étnicos da África Ocidental, com uma rica tradição cultural, social e religiosa. Originários da região que hoje abrange o sudoeste da Nigéria, além de partes do Benin e Togo, os iorubá têm uma história marcante em termos de arte, religião e organização política. O sistema de governo dos iorubá era baseado em um modelo de monarquia, com o Obá exercendo uma grande autoridade. A religião iorubá é politética e envolve uma grande quantidade de deuses, chamados de orixás, que são cultuados até hoje, principalmente nas Américas."
Sobre os povos iorubá, assinale a alternativa correta:
Required
0.75 points
0.75
Question 11
11.
Assinale as alternativas que correspondam às características do Congo e de Monomotapa, reinos de povos bantu.
Required
0.5 points
0.5
Question 12
12.
Leia o texto a seguir.
"Disposto a abraçar a fé de Cristo, o Manicongo enviou, em 1489, uma embaixada para o rei português, que foi presenteado com tecidos de palmeiras e objetos de marfim, formalizando seu desejo de se converter ao cristianismo e pedindo o envio de clérigos, assim como de artesãos, mestres de pedraria e carpintaria, trabalhadores da terra, burros e pastores. Junto com os pedidos, deixou claro, segundo Rui de Pina, cronista que registrou o evento, seu desejo de que doravante os dois reinos se igualassem nos costumes e na maneira de viver, solicitando que alguns jovens, enviados com a embaixada, fossem instruídos na fala, escrita e leitura latinas, além dos mandamentos da fé católica. E, com efeito, durante todo o ano de 1490 os enviados do rei do Congo permaneceram em Portugal, aprendendo o português, os mandamentos da fé católica e os costumes da sociedade portuguesa.”
VAINFAS, Ronaldo e MELLO e SOUZA, Marina de. Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento antoniano, séculos XV-XVIII. Disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg6-7.pdf.
Ao retratar aspectos da organização da sociedade do Congo, o texto destaca a:
Required
0.5 points
0.5
Question 13
13.
Leia o texto a seguir.
"A rainha Nzinga (1624-1663), governante seiscentista do Ndongo, um reino da África Central situado na atual Angola, chegou ao poder graças à sua competência militar, à diplomacia bem sucedida, à manipulação da religião e de conflitos entre potências europeias. Ela criou as condições para a primeira sublevação popular mbundu contra a exploração portuguesa ao atrair para sua causa os chefes que estavam sob influência europeia. Depois conquistou o reino vizinho de Matamba e o governou por três décadas junto com o que restou do poderoso reino Ndongo; desafiou treze governadores portugueses que regeram Angola entre 1622 e 1633. Apesar de seus feitos e o longo reinado, comparável ao de Elizabeth I (1503—1603) da Inglaterra, ela foi desacreditada pelos contemporâneos europeus e por autores posteriores."
HEYWOOD, Linda. Nzinga de Angola: a rainha guerreira de África. Lisboa: Casa das Letras, 2017. p. 10-12; 82. Adaptado.
Com base no excerto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a rainha Nzinga:
Required
1 point
1
Question 14
14.
Associe os fatos abaixo listados com cada reino africano estudado.
Cumbi-Salé era a sua principal cidade.
Converteu-se ao cristianismo após o contato europeu.
O seu Estado faz parte dos povos Bantu.
O seu auge foi durante o reinado de Mansa Musa.
A exploração de ouro era base da economia.
A Universidade de Sankore é seu patrimônio.
A sua política era descentralizada.
O líder político possuía poderes religiosos.
Gana.
Mali.
Songhai.
Iorubás.
Congo.
Monomotapa.
Required
0.5 points
0.5
Question 15
15.
Leia o texto a seguir.
"O Império Monomotapa, localizado no sudeste da África, teve grande importância histórica, especialmente devido à sua riqueza proveniente do comércio de ouro e outros metais preciosos. O império também era conhecido pelo seu sistema político, em que o rei, além de governar, desempenhava uma função religiosa central. As ruínas do Grande Zimbabwe, com suas impressionantes construções de pedra, são um exemplo da arquitetura do império e refletem seu alto nível de organização e riqueza."
Sobre o Império Monomotapa, assinale a alternativa correta:
Required
0.5 points
0.5
Question 16
16.
Leia o texto a seguir.
"Os diários, as memórias e as crônicas de viagens escritas por marinheiros, comerciantes, militares, missionários e exploradores seriam as principais fontes de conhecimento e representação da África dos séculos XV ao XVIII.
Essas representações associavam o continente africano à barbárie e à devassidão num movimento de contraposição às sociedades europeias. Nem mesmo o confronto com formações políticas hegemônicas como Reino do Kongo e Etiópia ou o contato com outros padrões urbanísticos, estéticos e cosmológicos, puderam alterar de forma efetiva o imaginário europeu acerca do continente."
CLARO, Regina. Olhar a África, 2012. Adaptado.
As representações a respeito dos africanos citadas no texto: