Colonização do Brasil - 7A

Last updated about 18 hours ago
15 questions
Required
1
Complete corretamente o texto a seguir a cerca dos povos originários brasileiros.


Os povos indígenas do Brasil pré-colonial eram diversos e possuíam diferentes modos de vida. Entre eles, destacam-se os grupos __________ e __________, que apresentavam características próprias. Os Tupi ocupavam principalmente o __________, enquanto os Macro-Jê habitavam o __________ do território. A __________ era essencial para os Tupi, sendo a mandioca a sua principal cultura agrícola. Já os Macro-Jê, embora tivessem algumas lavouras, dependiam mais da caça e da coleta para obter alimento.

Na organização social, os líderes espirituais, chamados __________, exerciam grande influência, enquanto a liderança política __________ ficava a cargo dos __________. O papel das mulheres variava entre os povos: entre os Tupi, elas participavam __________ e da produção de utensílios, enquanto, entre os Macro-Jê, podiam ter uma posição mais ativa nas decisões políticas.

Os conflitos eram comuns, sobretudo entre os Tupi, que praticavam a __________, um ritual ligado à guerra. Já os Macro-Jê tinham estratégias de combate diferentes, preferindo táticas de emboscada e ataques surpresa.

Apesar das diferenças, ambos os grupos demonstravam forte vínculo com a natureza e desenvolviam culturas complexas, resistindo à colonização de diferentes formas.
Required
0.5

Observe a imagem a seguir:


Com base nesse mapa, na época do descobrimento pelos portugueses, o território do Brasil era caracterizado pela:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

Sociedades Indígenas Brasileiras no século XVI

"Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis. Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus. [...]"
SOCIEDADES Indígenas Brasileiras no Século XVI. MultiRio, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3wlmcb5>. Acesso em: 5 jul. 2021. Fragmento.

De acordo com esse texto, a maior concentração de população Tupi na época dos Descobrimentos estava:

Required
0.75

Selecione os fatos que estão diretamente relacionados ao contexto da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

Povoamento e ocupação do território brasileiro

"O início da ocupação europeia no território brasileiro, a partir do século XVI, foi parte da expansão territorial portuguesa no Atlântico, estimulada pela Revolução Comercial [...]. Nesse mesmo século foram iniciadas então a expropriação da população nativa e a devastação da floresta, com o povoamento e colonização. Inicialmente, navegadores, aventureiros e corsários se interessaram por produtos da terra, como o pau-brasil, estimulando os indígenas do litoral a coletarem madeiras e peles de animais adentrando nas matas, em troca de objetos de pouco valor. [...]

Somente algumas décadas após o “descobrimento”, Portugal voltou suas atenções para esse território, iniciando de fato o povoamento e desmatando grandes áreas para a agricultura, sobretudo da cana-de-açúcar."

VELA, João Marcelo. Povoamento e ocupação do território brasileiro. InfoEscola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/2SfjJ06>. Acesso em: 30 set. 2020. Fragmento.

Com base nesse texto, o processo de ocupação do território brasileiro:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

Território brasileiro e povoamento

"A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534.

Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI."
TERRITÓRIO brasileiro e povoamento. IBGE, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3fitxTJ>. Acesso em: 26 mar. 2021. Fragmento.

Com base nesse texto, a expansão da América portuguesa, no início do Período Colonial, se deu através do:

Required
0.75

Selecione os itens que correspondam às razões que motivaram os portugueses a organizar expedições e colonizar o território brasileiro.

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

Câmaras Municipais

"A tomada definitiva de posse dos territórios coloniais no Brasil, a partir de 1530, exigiu que a Coroa Portuguesa tomasse ações que viabilizassem o controle do imenso espaço colonial. Ao longo do restante do século XVI, novos núcleos de povoamento apareciam e, com isso, as dificuldades em manter um sistema administrativo rígido obrigavam a tomada de outras ações. Dessa maneira, as primeiras câmaras municipais passaram a integrar os órgãos representantes da dominação lusitana.

As câmaras teriam a função de estabelecer um espaço de discussão política ligado diretamente às vilas e cidades. Apesar de aparentemente representar a autonomia política dos centros urbanos coloniais, as câmaras estavam subordinadas à intervenção do governador-geral."
[...] SOUSA, Rainer Gonçalves. Câmaras Municipais. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3awiCR8>. Acesso em: 30 mar. 2020. Fragmento.

Com base nesse texto, a sociedade colonial no Brasil era organizada por meio das Câmaras Municipais como uma forma de:

Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"O ciclo da cana-de-açúcar denomina o período no qual o açúcar era o principal produto de exportação do Brasil. Teve início a partir da fixação do colono português no litoral brasileiro, em 1530, quando foram criadas as capitanias hereditárias como forma de organização política e territorial."
BEZERRA, Juliana. Ciclo da Cana-de-Açúcar. Toda Matéria, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3y5lGSJ>. Acesso em: 20 jun. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a ocupação do território do Brasil pelos portugueses ocorreu a partir:

Required
1

Associe corretamente os direitos e deveres dos Capitães Donatários no Brasil Colonial.

  • Criar vilas e distribuir sesmarias.
  • Proteger o território de ataques inimigos.
  • Monopolizar o comércio do pau-brasil.
  • Receber parte dos lucros do pau-brasil.
  • Aprisionar os indígenas bravios.
  • Encaminhar parte dos lucros à Lisboa.
  • Exercer a autoridade administrativa.
  • Enviar à Portugal parte dos lucros dos metais.
  • Direitos.
  • Deveres.
Required
0.5

Leia o texto a seguir.

"No início do período colonial, a Coroa Portuguesa decidiu adotar o sistema de Capitanias Hereditárias para promover a colonização do Brasil. Esse modelo consistia na doação de grandes parcelas de terra a particulares (donatários), que se responsabilizariam pela administração e exploração da região. No entanto, as dificuldades econômicas, a resistência indígena e a falta de apoio adequado por parte da Coroa levaram à falência de boa parte das capitanias. Em 1548, a Coroa instituiu o Governo-Geral, com o objetivo de centralizar a administração colonial, controlando mais diretamente as capitanias e buscando reverter a crise. Esse novo modelo centralizado, no entanto, não extinguiu as capitanias, mas passou a intervir de maneira mais forte na sua gestão."
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História do Brasil. Adaptado.

Sobre a crise do sistema de Capitanias Hereditárias e a adoção do Governo-Geral pela Coroa portuguesa, assinale a alternativa correta:

Required
1

Associe corretamente os gestores coloniais do Brasil com o seu período de governo.

Draggable itemCorresponding Item
Tomé de Sousa.
Primeiro Governo-Geral.
Duarte da Costa.
Segundo Governo-Geral.
Mem de Sá.
Terceiro Governo-Geral.
Required
0.5

Leia o texto a seguir.

Em nome do filho: a saga dos Jesuítas

"[...] O padre Manuel da Nóbrega comandou os primeiros jesuítas a chegarem ao Brasil. Desembarcaram na Bahia, em 1549, na expedição de Tomé de Souza, enviado para ser o governador-geral da colônia. Passados quase 470 anos, deve-se hoje aos jesuítas a abertura dos primeiros colégios no Brasil (o primeiro deles em Salvador), a valorização do hábito do estudo e grande parte do registro conhecido da cultura indígena. Sem falar na contribuição literária do padre Antônio Vieira (1608-1697), com seus sermões, obra obrigatória do Barroco nacional. Por outro lado, os jesuítas não foram só professores e poetas, mas soldados, empresários e políticos. Defenderam os interesses da coroa e da Igreja, pilotaram empreendimentos comerciais e usaram a mão de obra indígena para apoiar a economia de Portugal. [...]"
CASTRO, Fernanda. Em nome do filho: a saga dos Jesuítas. Aventuras na História, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3u22tfK>. Acesso em: 29 mar. 2021. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Com base nesse texto, o papel dos Jesuítas ao lado da Coroa portuguesa era de:

Required
0.25

Leia o texto a seguir e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.


"Visando adaptar a ocupação territorial às necessidades locais brasileiras, a coroa portuguesa decide, em 1572, dividir a colônia em duas. Com capital em Salvador ficou sedidado o Governo do Norte; enquanto o Governo do Sul teve São Paulo como a sua sede.

Required
1.25

Ordene cronologicamente os fatos correspondentes ao processo de colonização do Brasil pelo Reino de Portugal.

  1. Chegada dos Jesuítas.
  2. Expedição de Pedro Álvares Cabral.
  3. Fundação de Salvador.
  4. Expedição de Duarte Pacheco.
  5. Colonização permanente.
  6. Instituição do Governo-Geral.
  7. Divisão entre o Governo do Norte e do Sul.
  8. Início do sistema de Capitanias Hereditárias.
  9. Assinatura do Tratado de Tordesilhas.
  10. Concessão de monopólio à Fernando de Noronha.