Preskoči na glavni sadržaj
Prijava
Sign up for FREE
arrow_back
Biblioteka

Colonização do Brasil - 7A

star
star
star
star
star
Posljednje ažuriranje 6 months ago
15
Obavezno
1
Obavezno
0.5
Obavezno
0.5
Obavezno
0.75
Obavezno
0.5
Obavezno
0.5
Obavezno
0.75
Obavezno
0.5
Obavezno
0.5
Obavezno
1
Obavezno
0.5
Obavezno
1
Obavezno
0.5
Obavezno
0.25
Obavezno
1.25
Pitanje 1
1.
Pitanje 2
2.

Observe a imagem a seguir:

Com base nesse mapa, na época do descobrimento pelos portugueses, o território do Brasil era caracterizado pela:

Pitanje 3
3.

Leia o texto a seguir.

Sociedades Indígenas Brasileiras no século XVI

"Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis. Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus. [...]"

SOCIEDADES Indígenas Brasileiras no Século XVI. MultiRio, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3wlmcb5>. Acesso em: 5 jul. 2021. Fragmento.

De acordo com esse texto, a maior concentração de população Tupi na época dos Descobrimentos estava:

Pitanje 4
4.

Selecione os fatos que estão diretamente relacionados ao contexto da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.

Pitanje 5
5.

Leia o texto a seguir.

Povoamento e ocupação do território brasileiro

"O início da ocupação europeia no território brasileiro, a partir do século XVI, foi parte da expansão territorial portuguesa no Atlântico, estimulada pela Revolução Comercial [...]. Nesse mesmo século foram iniciadas então a expropriação da população nativa e a devastação da floresta, com o povoamento e colonização. Inicialmente, navegadores, aventureiros e corsários se interessaram por produtos da terra, como o pau-brasil, estimulando os indígenas do litoral a coletarem madeiras e peles de animais adentrando nas matas, em troca de objetos de pouco valor. [...]

Somente algumas décadas após o “descobrimento”, Portugal voltou suas atenções para esse território, iniciando de fato o povoamento e desmatando grandes áreas para a agricultura, sobretudo da cana-de-açúcar."

VELA, João Marcelo. Povoamento e ocupação do território brasileiro. InfoEscola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/2SfjJ06>. Acesso em: 30 set. 2020. Fragmento.

Com base nesse texto, o processo de ocupação do território brasileiro:

Pitanje 6
6.

Leia o texto a seguir.

Território brasileiro e povoamento

"A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534.

Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI."

TERRITÓRIO brasileiro e povoamento. IBGE, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3fitxTJ>. Acesso em: 26 mar. 2021. Fragmento.

Com base nesse texto, a expansão da América portuguesa, no início do Período Colonial, se deu através do:

Pitanje 7
7.

Selecione os itens que correspondam às razões que motivaram os portugueses a organizar expedições e colonizar o território brasileiro.

Pitanje 8
8.

Leia o texto a seguir.

Câmaras Municipais

"A tomada definitiva de posse dos territórios coloniais no Brasil, a partir de 1530, exigiu que a Coroa Portuguesa tomasse ações que viabilizassem o controle do imenso espaço colonial. Ao longo do restante do século XVI, novos núcleos de povoamento apareciam e, com isso, as dificuldades em manter um sistema administrativo rígido obrigavam a tomada de outras ações. Dessa maneira, as primeiras câmaras municipais passaram a integrar os órgãos representantes da dominação lusitana.

As câmaras teriam a função de estabelecer um espaço de discussão política ligado diretamente às vilas e cidades. Apesar de aparentemente representar a autonomia política dos centros urbanos coloniais, as câmaras estavam subordinadas à intervenção do governador-geral."

[...] SOUSA, Rainer Gonçalves. Câmaras Municipais. Mundo Educação, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3awiCR8>. Acesso em: 30 mar. 2020. Fragmento.

Com base nesse texto, a sociedade colonial no Brasil era organizada por meio das Câmaras Municipais como uma forma de:

Pitanje 9
9.

Leia o texto a seguir.

"O ciclo da cana-de-açúcar denomina o período no qual o açúcar era o principal produto de exportação do Brasil. Teve início a partir da fixação do colono português no litoral brasileiro, em 1530, quando foram criadas as capitanias hereditárias como forma de organização política e territorial."

BEZERRA, Juliana. Ciclo da Cana-de-Açúcar. Toda Matéria, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3y5lGSJ>. Acesso em: 20 jun. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a ocupação do território do Brasil pelos portugueses ocorreu a partir:

Pitanje 10
10.

Associe corretamente os direitos e deveres dos Capitães Donatários no Brasil Colonial.

  • Proteger o território de ataques inimigos.

  • Enviar à Portugal parte dos lucros dos metais.

  • Aprisionar os indígenas bravios.

  • Exercer a autoridade administrativa.

  • Criar vilas e distribuir sesmarias.

  • Receber parte dos lucros do pau-brasil.

  • Monopolizar o comércio do pau-brasil.

  • Encaminhar parte dos lucros à Lisboa.

  • Direitos.

  • Deveres.

Pitanje 11
11.

Leia o texto a seguir.

"No início do período colonial, a Coroa Portuguesa decidiu adotar o sistema de Capitanias Hereditárias para promover a colonização do Brasil. Esse modelo consistia na doação de grandes parcelas de terra a particulares (donatários), que se responsabilizariam pela administração e exploração da região. No entanto, as dificuldades econômicas, a resistência indígena e a falta de apoio adequado por parte da Coroa levaram à falência de boa parte das capitanias. Em 1548, a Coroa instituiu o Governo-Geral, com o objetivo de centralizar a administração colonial, controlando mais diretamente as capitanias e buscando reverter a crise. Esse novo modelo centralizado, no entanto, não extinguiu as capitanias, mas passou a intervir de maneira mais forte na sua gestão."

HOLANDA, Sérgio Buarque de. História do Brasil. Adaptado.

Sobre a crise do sistema de Capitanias Hereditárias e a adoção do Governo-Geral pela Coroa portuguesa, assinale a alternativa correta:

Pitanje 12
12.

Associe corretamente os gestores coloniais do Brasil com o seu período de governo.

Stavka koja se može prevućiarrow_right_altOdgovarajuća stavka

Duarte da Costa.

arrow_right_alt

Primeiro Governo-Geral.

Mem de Sá.

arrow_right_alt

Segundo Governo-Geral.

Tomé de Sousa.

arrow_right_alt

Terceiro Governo-Geral.

Pitanje 13
13.

Leia o texto a seguir.

Em nome do filho: a saga dos Jesuítas

"[...] O padre Manuel da Nóbrega comandou os primeiros jesuítas a chegarem ao Brasil. Desembarcaram na Bahia, em 1549, na expedição de Tomé de Souza, enviado para ser o governador-geral da colônia. Passados quase 470 anos, deve-se hoje aos jesuítas a abertura dos primeiros colégios no Brasil (o primeiro deles em Salvador), a valorização do hábito do estudo e grande parte do registro conhecido da cultura indígena. Sem falar na contribuição literária do padre Antônio Vieira (1608-1697), com seus sermões, obra obrigatória do Barroco nacional. Por outro lado, os jesuítas não foram só professores e poetas, mas soldados, empresários e políticos. Defenderam os interesses da coroa e da Igreja, pilotaram empreendimentos comerciais e usaram a mão de obra indígena para apoiar a economia de Portugal. [...]"

CASTRO, Fernanda. Em nome do filho: a saga dos Jesuítas. Aventuras na História, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3u22tfK>. Acesso em: 29 mar. 2021. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Com base nesse texto, o papel dos Jesuítas ao lado da Coroa portuguesa era de:

Pitanje 14
14.

Leia o texto a seguir e assinale se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.

"Visando adaptar a ocupação territorial às necessidades locais brasileiras, a coroa portuguesa decide, em 1572, dividir a colônia em duas. Com capital em Salvador ficou sedidado o Governo do Norte; enquanto o Governo do Sul teve São Paulo como a sua sede.

Pitanje 15
15.

Ordene cronologicamente os fatos correspondentes ao processo de colonização do Brasil pelo Reino de Portugal.

  1. Expedição de Pedro Álvares Cabral.

  2. Divisão entre o Governo do Norte e do Sul.

  3. Instituição do Governo-Geral.

  4. Fundação de Salvador.

  5. Expedição de Duarte Pacheco.

  6. Concessão de monopólio à Fernando de Noronha.

  7. Assinatura do Tratado de Tordesilhas.

  8. Chegada dos Jesuítas.

  9. Início do sistema de Capitanias Hereditárias.

  10. Colonização permanente.