"A economia açucareira foi a principal atividade econômica do Brasil colonial durante os séculos XVI e XVII. Baseada na grande propriedade monocultora e no uso intensivo da mão de obra escravizada, a produção de açúcar era voltada para o mercado externo, principalmente europeu. Os engenhos, unidades de produção açucareira, eram controlados por senhores de engenho, que detinham grande poder econômico e político na colônia. O sucesso da atividade dependia do financiamento metropolitano e da parceria com comerciantes estrangeiros, especialmente holandeses, que atuavam no refino e na distribuição do açúcar no mercado europeu."
PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. Adaptado.
Sobre a economia açucareira no Brasil colonial, assinale a alternativa correta:
Required
0.5 points
0.5
Question 2
2.
Leia o texto a seguir.
"Com o desenvolvimento dos engenhos de açúcar nas primeiras décadas do Brasil colonial, o sistema econômico foi se diversificando. Embora a produção de açúcar fosse o principal foco das colônias, pequenas lavouras e a pecuária começaram a surgir ao redor dos engenhos. Essas lavouras, voltadas para a subsistência das famílias de trabalhadores e engenheiros, produziam alimentos básicos como mandioca, milho e feijão. Já a pecuária, inicialmente voltada para o abastecimento interno, se expandiu, formando redes de abastecimento que também ajudavam no comércio com outras colônias e regiões. Com o tempo, essas atividades passaram a ser parte importante da economia colonial, com forte impacto nas relações sociais e na organização das vilas."
PRADO JÚNIOR. A Formação do Brasil Contemporâneo, 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, assinale a alternativa correta:
Required
1 point
1
Question 3
3.
Associe corretamente os espaços de um engenho colonial com as suas funções.
Local em que o açúcar era transformado em pó e armazenado.
Residência do senhor de engenho.
Local onde o caldo da cana-de-açúcar era cozido até se tornar um melaço.
Moradia dos escravizados.
Local em que a cana-de-açúcar era moída para extração do caldo.
Casa-grande.
Senzala.
Casa do engenho.
Casa de purgar.
Galpão.
Required
0.25 points
0.25
Question 4
4.
Leia o texto a seguir e pontue se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"A substituição da mão de obra indígena pela africana no Brasil colonial ocorreu principalmente devido à escassez de indígenas, já que a maior parte da população nativa foi dizimada rapidamente após o início da colonização. Além disso, os colonizadores portugueses passaram a considerar os africanos mais aptos para o trabalho devido à sua resistência às doenças tropicais e sua experiência com a agricultura."
Required
0.5 points
0.5
Question 5
5.
Leia o texto a seguir.
O tráfico negreiro
"Na colônia, ainda no século XVI, os portugueses já haviam dado início ao tráfico negreiro, atividade comercial bastante lucrativa. Os traficantes de escravos negros, interessados em ampliar esse rendoso negócio, firmaram alianças com os chefes tribais africanos. Estabeleceram com eles um comércio baseado no escambo, no qual trocavam tecidos de seda, joias, metais preciosos, armas, tabaco, algodão e cachaça por africanos capturados em guerras com tribos inimigas.
Segundo o historiador Arno Wehling, “a ampliação do tráfico e sua organização em sólidas bases empresariais permitiram criar um mercado negreiro transatlântico que deu estabilidade ao fluxo de mão de obra, aumentando a oferta, ao contrário da oscilação no fornecimento de indígenas, ocasionada pela dizimação das tribos mais próximas e pela fuga de outras para o interior da colônia”. Por outro lado, a Igreja, que tinha se manifestado contra a escravidão dos indígenas, não se opôs à escravização dos africanos. Dessa maneira, a utilização da mão de obra escrava africana tornou-se a melhor solução para a atividade açucareira. [...]"
Com base nesse texto, o tráfico de escravizados para o Brasil foi organizado a partir de:
Required
0.5 points
0.5
Question 6
6.
Leia o texto a seguir.
"[...] O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, no território da capitania de Pernambuco, mais precisamente em uma região em que hoje está localizado o estado de Alagoas. O quilombo foi formado por escravos que tinham fugido de engenhos da região de Pernambuco e que escolheram a região da Serra da Barriga, na zona da mata de Alagoas. [...]"
SILVA, Daniel Neves. Quilombo dos Palmares. Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3t9O3MN>. Acesso em: 1 jun. 2022. Fragmento.
De acordo com esse texto, no contexto colonial do Brasil, os quilombos representavam:
Required
1 point
1
Question 7
7.
Associe corretamente as distinções existentes entre as funções dos escravizados no Brasil colonial.
Draggable item
arrow_right_alt
Corresponding Item
Trabalhava subordinado diretamente nas terras do seu senhor.
arrow_right_alt
Escravizado de ganho.
Trabalhava nas tarefas internas da casa do senhor.
arrow_right_alt
Escravizado do eito.
Trabalhava por conta própria e entregava o que ganhava ao seu senhor.
arrow_right_alt
Escravizado doméstico.
Required
0.75 points
0.75
Question 8
8.
Selecione os itens correspondentes às resistências encontradas pelos escravizados ao sistema imposto no Brasil colonial.
Required
1 point
1
Question 9
9.
Complete corretamente o texto a seguir acerca da ocupação efetiva do interior do Brasil colonial.
A ocupação efetiva do __________ pelos portugueses foi um processo gradual, impulsionado por diversos fatores. As __________ realizadas a partir do século XVII foram fundamentais para avançar para o interior e consolidar a presença portuguesa em regiões distantes. O __________ teve um papel crucial nesse processo, com os bandeirantes, muitas vezes movidos pela busca __________, desbravando o território, escravizando indígenas e caçando ouro. Essas expedições não só ampliaram __________ da colônia, mas também ajudaram a fortalecer a presença portuguesa nas áreas mais afastadas das grandes vilas litorâneas.
Além disso, __________ foi uma atividade econômica importante que se desenvolveu no interior, facilitando a formação de cidades e vilas no sertão. O gado, especialmente nas regiões do interior, passou a ser um dos principais motores da economia local. __________, além de evangelizarem os indígenas, estabeleceram missões em regiões remotas, contribuindo para a ocupação de terras, ao mesmo tempo em que desempenhavam um papel de preservação cultural. Durante __________, o controle de territórios na América Portuguesa foi fortalecido, o que estimulou ainda mais a interiorização, com o envio de recursos de outras colônias ibéricas, facilitando o avanço sobre novas terras.
Required
0.5 points
0.5
Question 10
10.
Leia o texto a seguir.
"Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a missão de evangelizar os indígenas e catequizar os nativos ao cristianismo. Para isso, fundaram as chamadas reduções: comunidades organizadas nas quais os indígenas eram convertidos ao catolicismo e ensinados em práticas agrícolas, além de desenvolverem habilidades como a leitura e escrita. Apesar do esforço em proteger os indígenas dos abusos dos colonos, sua presença gerou conflitos com os interesses econômicos, especialmente no que diz respeito ao trabalho nas plantações de açúcar. A atuação dos jesuítas teve impacto significativo na estrutura social e religiosa da colônia, sendo um dos pilares da organização da sociedade colonial brasileira."
PRADO, Maria Helena. História do Brasil: Colônia e Império, 2020. Fragmento.
Com base nesse texto, assinale a alternativa correta:
Required
0.5 points
0.5
Question 11
11.
Leia o texto a seguir.
"[...] O gado [...] passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira [...]. Com o avanço das plantações de cana e o crescimento dos rebanhos, as duas atividades se separaram. O gado se expandiu pelo interior nordestino, em especial ao longo do rio São Francisco, denominado Rio dos Currais, onde surgiram grandes fazendas de criação, graças à existência de bons pastos, água e reservas de sal-gema. Nessa medida, as fazendas de criação de gado foram responsáveis pela ocupação das terras interioranas, constituindo-se num dos principais agentes da expansão territorial. [...]"
Disponível em: <https://bit.ly/3Dj8zQZ>. Acesso em: 9 set. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Com base nesse texto, o incentivo à atividade pecuária no Brasil colonial foi importante para:
Required
1 point
1
Question 12
12.
Indique corretamente os tipos de expedições ocorridas no Brasil colonial.
Draggable item
arrow_right_alt
Corresponding Item
Expedições fluviais que navegavam rios para o interior em busca de riquezas.
arrow_right_alt
Entradas.
Expedições organizadas por particulares para capturar indígenas ou procurar riquezas.
arrow_right_alt
Bandeiras.
Expedições patrocinadas pela coroa que exploravam o interior em busca de riquezas.
arrow_right_alt
Monções.
Expedições paulistas para capturar indígenas ou escravizados.
arrow_right_alt
Apresamento.
Expedições contratadas para explorar o sertão em busca de riquezas e escravização.
arrow_right_alt
Prospecção.
Expedições paulistas em busca por riquezas no interior do Brasil.
arrow_right_alt
Sertanismo.
Required
0.5 points
0.5
Question 13
13.
Leia o texto a seguir.
"Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição."
VELHO, Domingos Jorge. Carta ao rei de Portugal, 1694.
De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que:
Required
0.25 points
0.25
Question 14
14.
Leia o texto a seguir sobre os bandeirantes e pontue se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
"Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Antônio Vieira foram bandeirantes que desempenharam um papel significativo nas expedições do século XVII no Brasil. Esses bandeirantes participaram de várias bandeiras, expedições militares organizadas para explorar o interior do território, capturar indígenas e procurar riquezas como ouro e pedras preciosas. Suas ações foram fundamentais para a expansão territorial portuguesa, contribuindo diretamente para a ocupação efetiva do interior do Brasil e o aumento da presença portuguesa nas regiões mais distantes da costa."
Required
1.25 points
1.25
Question 15
15.
Organize cronologicamente os eventos que são pertinentes às mudanças territoriais brasileiras no período colonial.